RELIGIÃO

Pacientes e perseverantes

O apóstolo Paulo nos dá de forma simples a melhor receita para nos tornarmos vencedores. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 15/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração."
Romanos 12.12

O apóstolo Paulo nos dá de forma simples a melhor receita para nos tornarmos vencedores. Entre outras ações, nos ensina que saber esperar, alimentarmos a esperança e não abrirmos mão da perseverança são, na verdade, as virtudes que precisamos desenvolver. Isso porque, à medida que aprendemos a esperar o tempo certo de tomarmos decisões, eliminamos um dos principais problemas do ser humano, a precipitação.

Muitos, por não ter estas virtudes, tomaram decisões precipitadas e, hoje, estão pagando um preço altíssimo. A este respeito, Jesus nos ensinou que: “Na paciência possuI a vossa alma”. (Lc. 21.19). Assim, temos que cultivar uma esperança persistente e uma paciência que nos leve a resistir na hora da adversidade.

Aliás, a bem da verdade, a palavra paciência, no grego, é “hupomone”, que significa resistência. Então, quando somos afligidos pelos problemas da vida, precisamos ter a referida resistência para suportar o dia mau e, em nome de Jesus, vencê-lo.

A paciência do cristão tem raízes na esperança da vitória de Jesus Cristo. Então, se paciência e esperança andam juntas, é preciso saber que, se Jesus soube esperar e venceu, da mesma forma todos aqueles que esperam Nele haverão de vencer também.

Não se alcança a vitória por nossos próprios méritos ou por nossas ações bem planejadas. O Senhor da história está presente nos acontecimentos, e Ele é o Autor da própria esperança e Consumador da nossa fé (Hebreus. 12.2).

Não demonstramos esperança e paciência quando somos guiados pela ansiedade. O que se espera do cristão é a paciente expectativa de caminhar com seus irmãos para a realização da vontade de Deus.

Outro aspecto que precisamos destacar é que, apesar de todo o cansaço que a jornada cristã produz naqueles que caminham, é preciso persistir com a esperança de que Cristo permanece conosco. Ele tem demonstrado o quanto é tolerante com a nossa falta de fé, de compromisso, de discernimento, de amor, de respeito pelos demais, de crença no trabalho dos outros, de tolerância com os fracos e tantas outras faltas.

O que seria de nós se Jesus não tivesse tanta paciência conosco? Portanto, da mesma forma como Ele é paciente conosco, sejamos também uns com os outros e com a própria vida. Pense nisto.

Deus vos abençoe.

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.