OPINIÃO

Será essa a cara do meu país?

Analisar o ser humano não é nada fácil! Leia o artigo de Toninho Menezes.

Por Toninho Menezes | 08/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

Analisar o ser humano não é nada fácil! Se aparecer na televisão brasileira, algum artista de renome etc. afirmando que “elefante voa”, muitos, ou seja, mais de 49% vão acreditar.

Justificando que esse é o “jeitinho” brasileiro, que é “charmoso” não estudar para entender os fatos, perdoar crimes cometidos contra todo um país, contra sua população, sem o menor arrependimento, muito pelo contrário, achando que é normal e sempre quando confrontado, como não há resposta a altura o dominante cinismo vem a tona.

Em minha opinião, o ex-presidente Lula ganhou o primeiro turno em razão de ter apostado em três frentes: a) apostou na “amnésia” dos cidadãos eleitores brasileiros, que sempre está presente nos processos eleitorais, forçando um esquecimento dos governos Lula e Dilma, pois muitos eleitores sequer se lembram em quem votaram nas eleições de 2018, sendo facilmente induzidos e direcionados; b) apostou na manipulação de dados efetuados pelas empresas de pesquisa eleitoral; e c) apostou no desgaste do governo Bolsonaro, pois os oposicionistas e grande parte da mídia passaram quatro anos desgastando o governo. Basta ver que não passou um dia sem falar mal do governo Bolsonaro e apenas em raríssimas exceções mostraram algo positivo praticado pelo governo.

Após as eleições do último domingo, vimos matérias afirmando que a “mancha vermelha ofuscou a onda verde amarela”. Um absurdo, pois basta vermos as imagens das comemorações da vitória já no primeiro turno, previamente preparadas pelo Partido do Trabalhadores para ocorrer na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. No local que era para ser festivo, havia poucas pessoas. Assim fica a questão: onde é que estavam, ou melhor, onde estão os eleitores petistas que deveriam estar eufóricos como ocorria outrora? Muito estranho, pois há números e não pessoas.

O que, nós, analistas não conseguimos entender é o que ocorre na realidade. Nós vemos grandes manifestações populares de um presidente da República que aonde vai carrega multidões, chegando ao primeiro turno atrás de um ex-presidente condenado no mérito das ações, que quase não saiu às ruas, não tinha contato com o povo, que não era bem recebido nas localidades por todo o Brasil, mas que quase ganhou a eleição presidencial em primeiro turno.

Contradizendo toda lógica, pois candidatos aos governos estaduais, ao Senado, à Câmara dos Deputados, apoiados pelo presidente Bolsonaro tiveram ótimo desempenho, enquanto ele (presidente) não, como se explica? É muito estranho ver que na somatória geral, muito mais da metade dos eleitores votou nos candidatos do presidente, assim sendo contrários aos candidatos do ex-presidente Lula e, em contrapartida, vermos quase 50%, nas eleições presidenciais, votando pelo retorno do ex-presidente. Inexplicável!

Com todo o meu respeito aos que pensam de forma diferente! Aqui não estou tratando de ideologias, pois respeito todas e, reafirmo, já trabalhei para quase todas, mas assistir imagens de presidiários do Cadeião de Pinheiros comemorando a quase eleição em primeiro turno de um ex-presidente, que foi processado e condenado por corrupção em três instâncias judiciais, "sendo descondenado" por ministros nomeados por ele para reabilitá-lo a disputar a Presidência de nosso país, é demais!

Enfim, para nós, analistas, quando quase metade do eleitorado brasileiro opta por tal decisão, nos traz somente a comprovação da fraqueza moral dos cidadãos. Porém, acreditamos que essa não é a cara dos brasileiros.

Toninho Menezes é mestre em direito público, advogado e professor universitário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Botta
    11/10/2022
    Toninho Menezes é eleitor de Bolsonaro, apoiador de todas as insanidades cometidas pelo Presidente da República, e esperançoso de se instalar no Brasil um regime totalitário de inspiração nazista. Também é contra a democracia e fomentador de ideias fantasiosas sobre o sistema eleitoral brasileiro, que elegeu seu Fuhrer na última eleição. Só posso dizer uma coisa a essas pessoas: Calma e conta até nove. Esse ano não tem juiz ladrão. Bozo só ganhou em 2018 graças a Sérgio Moro. Este ano, o povo pode vota no candidato em que sempre quis votar.
  • henrique
    08/10/2022
    Professor, a amnésia é geral no Brasil: metade da população aparentemente esqueceu sobre a roubalheira cometida pelo PT nos governos Lula/Dilma e a outra metade se esqueceu da necropolítica de Bolsonaro na pandemia e durante boa parte da vida legislativa daquele cidadão. Penso eu que quem ganhar dos dois, o Brasil vai sobreviver da mesma forma pois, até então, os dois parecem jogar contra o Brasil. Entendo que o Sr se posiciona, e faz bem nisto, mas esta votação para presidente em 2022 foi uma das dicotomias mais terríveis que passamos na era pós-ditadura, onde 2 candidatos arrecadaram 92%+ dos votos (uma consideravél parte advinda do maldito \'v´oto ´útil\'), o que distorceu completamente a realidade da po´litica no Brasil.
  • José
    08/10/2022
    Fui aluno desse Sr. em 2012 na FDF e na época o considerava um bom Professor. Com o passar do tempo e principalmente após a eleição do Genocida, percebi que na verdade ele não passa de um verdadeiro lambe-botas! Triste ver um Operador de Direito falar tanta bobagem durante tanto tempo. Opiniões que jamais poderiam ser feitas por alguém que se diz professor. Eu faço parte dos 49% que votaram no Lula no primeiro turno e tenho muito orgulho disso. Jamais votaria no Genocida, jamais votaria em alguém que defende porte de armas , jamais votaria em alguém que é machista, jamais votaria em alguém que é preconceituoso, jamais votaria em alguém que é homofônico. O atual presidente usa a fé para manipular as pessoas, usa a religião para tirar proveito próprio, tem como conselheiros espirituais o Sr. Silas Malafaia e o SR. Edir Macedo, que com certeza estão entre os maiores bandidos que existem nesse país. O Genocida é um ser humano ruim, é uma pessoa que só prega o ódio, que não fez absolutamente nada de bom para o nosso país, na verdade só disseminou a violência e o ódio. O que ele fez durante a pandemia, zombando das pessoas, imitando pessoas sem ar, é algo indescritível que um ser humano normal possa fazer, o que dirá um presidente da república, é totalmente insano! Dr. questionar os 49% dos votos do Lula é algo imoral, é lamentável que um Advogado como o Sr. possa fazer isso de um modo tão leviano e mentiroso, deve ser por isso que a nossa fama é tão ruim entre a sociedade, principalmente por profissionais inescrupulosos como o Sr. Se você tem dúvida da votação do primeiro turno, lança uma campanha para anular a eleição. Tenha um pouco de hombridade e peça para que sejam feitas novas eleições para todos os cargos . dizer que somente a eleição para presidente foi fraudada e mante para os outros cargos é não saber perder, é não aceitar a democracia, é querer mais uma vez dar um Golpe. Vocês são covardes, sejam corajosos e peçam a anulação da eleição do primeiro turno para todos os cargos...eu duvido, vocês são covardes! Já tem vários candidatos que foram eleitos por vocês que já estão pregando dar um golpe no ano que vem se o Genocida for eleito, tirar ministro do supremo, aumentar as vagas no STF só para o governo ter maioria, fazer uma Constituinte para implantar uma ditadura de direita no Brasil, é isso mesmo que o Dr. quer? É nisso que o Dr. acredita? Lamentável eu ter um dia achado que o Sr. fosse um pessoa do bem...o Sr. é mais um fanático bolsonarista que não enxerga todas as atrocidades que o atual governo está cometendo e que se for reeleito irá acabar com o pouco que resta do nosso país. Mas, vamos resistir, acredito na vitória no segundo turno, porém mesmo se perdermos iremos resistir, pode ter certeza disso! O Dr. não é meu nobre colega de Advocacia!
    • Botta
      11/10/2022
      Concordo plenamente! A pior parte foi a conclusão, quando ele colocou \"para nós, analistas...\", ele queria dizer \"para nós, Bolsonaristas...\"
  • Danilo B Vargas
    08/10/2022
    Concordo com o argumento exposto. Não há lógica justificável no resultado do primeiro turno. Algo de muito estranho aconteceu! Só esperamos que o povo acorde para a realidade dos fatos antes que seja tarde. Caso ocorra o pior para o país, depois não adiantará reclamar.