RELIGIÃO

A Fé e os Milagres

Começando nova semana e celebrando o dia do Senhor, a Palavra de Deus nos fala sobre o dom da Fé. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 02/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Começando nova semana e celebrando o dia do Senhor, a Palavra de Deus nos fala sobre o dom da Fé.
Que a graça do Senhor nos ensina a firmeza da nossa confiança em Deus.

Primeira Leitura: Habacuc 1.
Habacuc vive aproximadamente 600 anos antes de Cristo. O poder político está nas mãos de Joaquim, um rei que gosta do luxo, das festas, dos grandes palácios, mas que não tem competência para governar.

A situação, portanto, é muito difícil. O povo desesperado, dirige-se ao profeta Habacuc e lhe diz: consulta por nós o Senhor. Queremos saber o que devemos fazer porque assim como está não conseguimos levar adiante a nossa vida.

A segunda parte da leitura contém as palavras do Senhor.
Faz uma promessa: a curto prazo não acontecerá nada; não haverá mudanças imediatas. Deverá se passar um certo tempo antes que chegue a libertação. Mas o povo não deverá desanimar. Ele intervirá no momento oportuno. Então aquele que tiver se mantido fiel à sua lei verá o ímpio sucumbir e o justo triunfar.

A resposta de Deus é sempre a mesma: “Continua acreditando!” Não abandone o caminho da justiça, não te deixes iludir pelas lisonjas dos ímpios, não sigas os seus caminhos!

Segunda leitura: IIª Carta a Timóteo 1.
A segunda Carta a Timóteo é endereçada, sobretudo, àqueles que, na comunidade cristã, exercem o ministério da presidência. O autor começa recomendando a Timóteo a “reavivar a chama do  dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. O ministério que lhe foi conferido exige dele energia, não fraqueza, coragem para testemunhar a verdade, não timidez.

Evangelho: Lucas 17.
A fé do cristão envolve uma escolha concreta: a de seguir o Mestre e, nesse caso, dá para entender como possa aumentar ou diminuir. A caminhada do discípulo, com efeito, pode ser mais ou menos rápida e num certo ponto pode até ser interrompida; alguém pode ficar cansado e parar; acredita no Mestre, mas ainda não confia plenamente nele; não tem a coragem de tomar certas decisões, não sente animado a abandonar certos hábitos, a renunciar a determinadas coisas, a assumir atitudes até dolorosas. Aí está uma fé ainda fraca, que precisa de reforço! Os apóstolos pedem ao

Senhor que lhes conceda mais firmeza na decisão de segui-lo.

Quando se fala do que é que caracteriza um cristão, alguns destacam a fé, outros salientam a caridade, mas poucos se lembram de que ele é a pessoa da esperança, é aquele que tem a certeza de que os reino de Deus virá. Quem duvida que a fé conseguirá remover todas as montanhas e desarraigar todos os sicômoros não é cristãos.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.