CINEMA

Woody Allen anuncia que vai se aposentar após lançar seu próximo filme

Woody Allen, um dos maiores cineastas do mundo, anunciou que vai se aposentar após lançar seu próximo longa, que será o 50º da sua carreira.

18/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Da Folhapress

Facebook Woody Allen

Woody Allen anuncia que vai se aposentar após lançar seu próximo filme
Woody Allen anuncia que vai se aposentar após lançar seu próximo filme

Woody Allen, um dos maiores cineastas do mundo, anunciou que vai se aposentar após lançar seu próximo longa, que será o 50º da sua carreira. Ele confirmou a informação em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia.

"Minha ideia, a princípio, é parar de fazer filmes e focar em escrever histórias. Agora estou pensando em um romance", disse ele ao jornal.

Não é de hoje que Allen fala em se aposentar. Em declaração ao ator Alec Baldwin, numa entrevista publicada em junho, o cineasta havia dito que provavelmente só faria mais um filme. "A emoção já se foi", afirmou.

Ele completou dizendo que estava desiludido com o fechamento de salas de cinema e a proliferação de serviços de streaming. "Agora você faz um filme e passa algumas semanas em algum cinema. Talvez seis ou quatro semanas e então vai direto para streaming ou pay-per-view. Não é a mesma coisa, não é mais tão agradável para mim", disse ele na época.

Seu próximo longa vai se passar em Paris. Allen afirmou que a produção será parecida com "Ponto Final: Match Point", dirigido e escrito por ele, e lançado em 2005. O filme, segundo o cineasta, será "emocionante, dramático e sinistro".

A carreira de Allen vem passando por altos e baixos nos últimos anos. O cineasta -que é casado com Soon-Yi Previn, filha de Mia Farrow, ex-mulher do diretor- protagoniza uma polêmica desde a década passada quando, em um artigo publicado no jornal The New York Times em 2014, Dylan Farrow, hoje com 36 anos, relata que sofreu abusos quando era criança.

Segundo ela, o diretor teria levado a filha adotiva até o sótão da casa em que morava e lá a teria estuprado enquanto a menina brincava com o trem elétrico de um de seus irmãos.

A Amazon Studios engavetou um filme do cineasta alegando que ele teria sabotado o futuro do longa com seus comentários sobre as acusações. O cineasta processou a empresa.

Allen também teve problemas com editoras de livros. A Hachette, por exemplo, cancelou a publicação de seu livro de memórias, que depois foi adquirido pela Arcade.

Allen já se aventurou pela escrita algumas vezes. "Zero Gravity", lançado neste ano, reúne textos que o cineasta publicou na revista New Yorker, além de um conto original. Ele já lançou também uma autobiografia, o livro "Cuca Fundida", com textos curtos que mesclam humor, culpa e sexo, além de outras obras.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.