RELIGIÃO

Seguir Cristo não é fácil

Os ensinamentos deste domingo nos falam quem quer ser cristão deve ter desapego da família, dos bens materiais e da própria vida. Leia o artigo do mons. José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 04/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Os ensinamentos deste domingo nos falam quem quer ser cristão deve ter desapego da família, dos bens materiais e da própria vida.

Primeira leitura: Sabedoria 9
O capítulo 9 do livro da Sabedoria contém uma maravilhosa oração para pedir a Deus a sabedoria.

Para fazer escolhas certas e ponderadas é necessária a “sabedoria”, isto é, a luz que vem de Deus, pois, como diz a leitura, seguindo os próprios impulsos e as próprias intuições, o homem não consegue descobrir o que de fato é o verdadeiro bem.

Segunda leitura: Filêmon 9b.
Passando pela província da Ásia, Paulo encontrou e converteu ao cristianismo um jovem e rico comerciante de Colossos, chamado Filêmon.

Um dia, um dos seus escravos, um certo Onésimo (que quer dizer “útil”) rouba seu dinheiro e foge para longe, para a Europa.

Não sabemos como este homem conseguiu encontrar-se com Paulo, que neste período estava preso em Roma.

Onésimo, malandro que era, ao chegar à capital com o dinheiro roubado, se mete em alguma encrenca, é descoberto pela polícia e encarcerado. Ali encontra o apóstolo.

Onésimo, confidencia a Paulo: “Sabes, meu amigo judeu, quando eu estava na Ásia, dei um golpe de mestre num cara de Colossos, um tal de Filêmon.

A partir daquele dia as conversas entre os dois se tornam mais frequentes. Paulo fala a Onésimo do Senhor Jesus e, depois de alguns meses, Onésimo pede para ser batizado. Quando sai da cadeia. O apóstolo, então, lhe entrega uma carta de apresentação para o seu amigo e para toda a comunidade.

Na sua carta, Paulo convida Filêmon e os cristãos de Colossos para não se deixarem levar por estas considerações que, muitas vezes, só escondem um mesquinho desejo de vingança. O apóstolo recomenda que Onésimo seja bem recebido, como se fosse seu filho como o seu próprio coração como um irmão muito querido.

Evangelho: Lucas 14.
Vejamos os ensinamentos do Evangelho.

Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos suas irmãs e até sua própria vida, não pode ser meu discípulos.

Jesus, com certeza, não tem a intenção de falar de ódio, mas de decisões firmes, quando necessárias para manter a fidelidade ao Evangelho.

Quem não carregar a sua cruz e não me seguir não pode ser meu discípulo.

Qualquer um de vós que não renuncie a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    01/09/2022
    Esqueçam a fome. Esqueçam a lavagem de dinheiro na compra de mansões e mais de 150 imóveis pela quadrilha BOLSONARO GENOCIDA LTDA . Esqueçam que, nossas terras são devastadas para se criar boi e plantar soja para encher os bolsos dos agropecuaristas patriotas e servir esses alimentos nos pratos de chineses, deixando apenas os ossos para o povão. Viva a pátria! Eita alienação...