ANIMAIS

Prefeitura de Franca amplia castração com uma segunda clínica veterinária

Agora a população pode contar com duas unidades clínicas veterinárias credenciadas. Através do programa de castração, já foram atendidos 1,7 mil animais entre cães e gatos.

Por Ingrid Silva | 05/08/2022 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo / GCN

Prefeitura amplia castração de cães e gatos em Franca
Prefeitura amplia castração de cães e gatos em Franca

A Prefeitura de Franca ampliou os atendimentos de castração de animais na cidade. Agora a população poderá contar com duas unidades clínicas veterinárias credenciadas.

As ampliações aconteceram no final do mês de julho. O atendimento de castração aos animais e os demais serviços oferecidos são gratuitos a toda a população francana.

O programa de castração aos animais é realizado através do Canil Municipal em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. O trabalho é feito em cães e gatos (machos e fêmeas), e atende os donos que residem no município.

Desde de janeiro deste ano até a última semana, já foram contabilizadas 1,7 mil esterilizações de cães e gatos, sendo previsto ainda no decorrer dos próximos meses o atendimento de outros 3 mil animais nas clínicas credenciadas.

Em média tem sido castrados nas duas clínicas de 50 a 60 animais por semana. O atendimento à população acontece mediante agendamento prévio. Após o procedimento cirúrgico, o proprietário do animal deve levá-lo embora.

A intenção da castração animal é melhorar o controle da população canina, aumentando a conscientização das pessoas sobre a posse responsável e reduzir a presença desses animais nas ruas e os acidentes de que são vítimas se estiverem soltos.

Estão sendo investidos no total um valor de R$ 404.900,00 nos procedimentos de castração e demais serviços. A quantia destinada aos trabalhos é dividida para as duas clínicas credenciadas, sendo R$ 202.450,00 para cada instituição.

Para realizar a castração do animal, o proprietário deve residir no município e ter idade mínima de 21 anos. O dono do animal precisa fazer um cadastro comparecendo à sede do Canil Municipal de Franca, que fica localizada na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis, munido das cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.