RELIGIÃO

Grandes ou pequenos?

Quando Jesus estava ensinando os seus discípulos acerca de quem é maior no reino de Deus, utilizou-se de uma ilustração. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 23/07/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

“Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus”.
Mateus.18.4.

Quando Jesus estava ensinando os seus discípulos acerca de quem é maior no reino de Deus, utilizou-se de uma ilustração para ensinar sobre o tema. Para ilustrar seu ensino, Ele lança mão de um menino, coloca no meio deles e diz o que destacamos no versículo em voga.

Na verdade, utilizar-se de uma criança para ilustrar sobre quem é maior ou menor tem o objetivo de dizer que, assim como as crianças são humildes e puras, devem ser os servos de Deus. Em outra ocasião, corroborando o assunto, o médico Lucas registra: “E houve também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior. E Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim, antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior, quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve”.  Lucas.22. 24-27.

A grande lição aqui é a lição da humildade. Jesus, mesmo sendo o maior de todos, se considera como o que serve a mesa. O grande homem não é aquele que procura se impor através da força, da truculência, da tirania, ou muito menos que deseja o tempo todo apenas ser servido. Jesus ensina que, mesmo sendo Senhor, tinha a disposição de servir.

Hoje, infelizmente, encontramos muitas pessoas que não estão dispostas a servir. Apenas querem ser servidas. Com tal ensinamento, aprendemos com Jesus que por maior que seja a nossa posição diante de outras pessoas, jamais podemos nos esquecer que a humildade é a melhor ferramenta que poderá levar o homem a ser respeitado como um grande homem.

Como é terrível estar sob ordens de pessoas arrogantes, orgulhosas, que se sentem maiores e melhores do que seus colaboradores! É neste sentido que queremos levar o amado leitor a pensar acerca da maneira que devemos nos comportar em casa, na igreja, no trabalho, entre amigos ou onde quer que estejamos. Jamais devemos nos considerar maiores do que ninguém. Quem de fato é grande, não precisa dizer que o é. Quando aprendemos a respeitar o nosso semelhante e a valorizá-lo, começamos a pavimentar um caminho de vitória. É por isso que a Bíblia diz que a humildade vai diante da honra. Vamos pensar nisto.

Deus vos abençoe.

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.