RELIGIÃO

O Valor da Oração

A Bíblia nos exorta a rezar sempre, a agradecer a Deus em todas as circunstâncias da vida. Mas o que é a oração? Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 24/07/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

A Bíblia nos exorta a rezar sempre, a agradecer a Deus em todas as circunstâncias da vida. Mas o que é a oração? O que significa orar? Quando orar? Como e por que orar?

Primeira Leitura: Genesis 18
A leitura de hoje nos ensina que Deus gosta de falar conosco.

Certo dia, Deus revela a Abraão que queria ir até Sodoma para verificar se era verdade o que se dizia sobre a maldade dos seus habitantes. Abraão, que tinha um sobrinho morando naquela cidade, fica preocupado e começa a interceder para que a cidade seja poupada, por causa dos justos que moram nela. Dirige-se a Deus e fala de amigo para amigo. A sua oração não é a repetição de fórmulas decoradas ou lidas em livros é um diálogo espontâneo e sincero.

É assim que nós nos dirigimos a Deus?

Ele, enquanto rezamos, nos responde, indicando-nos o caminho a seguir, as escolhas a serem feitas, fazendo-nos sentir sua proximidade e sua proteção, comunicando-nos a sua força.

Segunda leitura: Colossenses 2
Contra nós, diz São Paulo, havia no céu um livro, no qual estavam registradas todas as nossas “dívidas”, que eram em verdade muito elevadas.

No Batismo, a nossa vida antiga, os nossos pecados, foram destruídos e agora, ressuscitados com Cristo, vivemos uma vida totalmente nova.

Evangelho: Lucas 11
Todos os que acreditam em Deus rezam, pertençam eles a que religião for.
Um dia os apóstolos se aproximam de Jesus e lhe pedem para ensinar também para eles uma oração.
Lucas observa que este pedido é formulado logo depois que Jesus terminou de rezar. Se a oração fosse somente uma solicitação de favores, Jesus não teria tido necessidade de fazê-la.

A oração não é uma forma de mendicância. Mesmo quando nos dirigimos a Deus para pedir-lhe alguma coisa, não á para obter privilégios, para ter alguma vantagem nas dificuldades da vida. Não se pede a Deus que mude a sua vontade, mas que nos conceda conhecê-la, que nos ajude a identificar-nos com ela, que nos dê a força e a coragem de segui-la. Também Jesus precisava desta oração. 

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.