OPORTUNIDADE

Léo Meindl ganha oportunidade na NBA e pode ser o 1º francano na Liga

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O ala francano Léo Meindl recebeu oportunidade para representar o Phoenix Suns, na Summer League
O ala francano Léo Meindl recebeu oportunidade para representar o Phoenix Suns, na Summer League

O ala Léo Meindl pode se tornar o primeiro jogador francano a pisar em uma quadra da NBA, a maior liga de basquete do Mundo. Aos 29 anos, Léo foi convidado pelo Phoenix Suns para participar da Summer League - competição de pré-temporada que reúne estreantes e jogadores sem contrato na liga.

O francano comemorou a oportunidade e disse não ter pensado duas vezes pra aceitar o convite. "Estou muito contente e grato por estar aqui. Sabemos que a Summer League pode ser uma porta de entrada e eu venho pra aproveitar. Fico feliz de saber que meu trabalho tem sido reconhecido e que estou colhendo tudo que plantei", comemorou Léo.

Neste ano, além de Léo, outros três brasileiros terão a oportunidade no torneio: Didi Louzada (Portland Trail Blazers); Gui Santos (Golden State Warriors); e Bruno Caboclo (Utah Jazz). Nenhum deles nasceu em Franca.

O primeiro, Didi Louzada, até tem seu nome associado a cidade, mas não nasceu em terras francanas. Boa parte da sua formação aconteceu no Franca Basquete e ele foi um jogador importante na campanha de 2019 no NBB. Didi hoje é reserva do Portland Trail Blazers e deve ser um dos principais jogadores da equipe na Summer League.

A falta de jogadores nascidos na Capital do Basquete é perceptível até na história geral da Liga de mais de 75 anos. O primeiro brasileiro a estrear na NBA  foi Rolando Ferreira Júnior, em 1988. Desde então, outros 17 brasileiros pisaram em uma quadra do basquete americano e nenhum deles de Franca.

Léo pode interromper essa sequência. O já experiente jogador nasceu, se formou e estreou no Franca Basquete. Após seus primeiros anos pela cidade, se mudou para o Bauru Basket, onde foi campeão do NBB e voltou a Franca. Por aqui, teve um retorno marcado por desentendimentos e se mudou para o Paulistano. Em seguida, encerrou sua passagem pelo basquete Nacional no São Paulo.

Em 2020, Meindl chamou a atenção de equipes internacionais e recebeu o convite para o Baloncesto Fuenlabrada, da Espanha. De lá pra cá, se destacou no basquete espanhol e se aproximou da oportunidade na melhor liga do mundo.

Animado, Léo afirma que aproveitará ao máximo a oportunidade para buscar uma vaga na NBA. "Estou aqui para desfrutar o máximo possível da oportunidade e aprender mais. Estou realizando um sonho, mas estar com os caras, treinar nas instalações deles e saber como funciona é um passo enorme. Vou treinar e jogar como se fossem os últimos dias da minha vida", finalizou Léo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários