RELIGIÃO

Quem é Jesus

Com a graça de Deus, estamos vivendo mais um domingo: o dia do Senhor. Jesus pergunta para nós: quem sou eu na sua vida? Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 19/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Com a graça de Deus, estamos vivendo mais um domingo: o dia do Senhor. Jesus pergunta para nós: quem sou eu na sua vida? A resposta é pessoal. E uma experiência de vida.

Primeira Leitura: Zacarias 12.
Este trecho, extraído do livro de Zacarias, é bastante misterioso. Fala de um homem justo e inocente que foi ferido até a morte e nos dá a entender que os responsáveis por este crime foram os habitantes de Jerusalém. O Senhor, porém, nos relata a leitura, despertou no povo culpado um profundo sentimento de arrependimento pela maldade cometida. Todos se arrependeram e contemplaram aquele que tinham transpassado. Houve um pranto desesperado, como a dos pais que perdem o próprio filho único, semelhante ao luto quando morre um primogênito.
Que é este homem e por que o mataram?
O evangelista João identificou este misterioso personagem como sendo uma figura de Jesus.

Segunda leitura: Gálatas 3.
Como identificar os batizados?
Sem dúvida, diz Paulo na leitura de hoje. O traje que identifica o cristão, porém, não consiste numa túnica preta ou roxa, não é feito de lâ, de algodão, de linho ou de algum outro material.
A veste da qual fala o apóstolo é outra: é a própria pessoa de Jesus.

Evangelho: Lucas 9.
A primeira parte do texto começa apresentando Jesus em oração. Com frequência Lucas observa que Jesus, se recolhe em oração.
Jesus começa perguntando: Quem dizem que eu sou?
O povo aproxima Jesus destes grandes personagens que deviam preceder a vinda do Messias. Eis o que Jesus é para o povo: um precursor.
Por que não o reconhecem como Messias? Porque Ele não corresponde às expectativas. Não tem nada do grande rei vencedor e glorioso que estão esperando.
A segunda parte contém a segunda pergunta: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro, em nome de todos responde: Tu és o Messias de Deus!
Na terceira parte do Evangelho, Ele esclarece: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que ele seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia.
Lucas quer alertar os cristãos das suas comunidades para a perseverança, para a constância diante das dificuldades, das provas, das seduções do mundo que os circunda.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.