RELIGIÃO

Festa da Trindade

Hoje a Igreja celebra a Santíssima Trindade. Deus é um só que se manifestou ao mundo como Pai, como Filho e Espírito Santo. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 05/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Hoje a Igreja celebra a Santíssima Trindade. Deus é um só que se manifestou ao mundo como Pai (criador), como Filho (o salvador) e Espírito Santo (a luz que nos ilumina).

Primeira Leitura: Provérbios 8.
A festa de hoje nos revela o aspecto específico da nossa fé: nós acreditamos em Deus Trindade. Sabemos que Deus é um só; acreditamos, contudo, que Ele é o Pai que criou o universo e que o governa com sabedoria e amor; cremos que Ele não permaneceu no céu, mas, na sua Imagem o Filho, Ele veio para este mundo e se fez um de nós; cremos que Ele realiza o seu projeto de amor com a sua força, o Espírito. As leituras de hoje nos ajudam a entender melhor este tema central da nossa fé.
Ter fé em Deus Pai significa acreditar que ele fez tudo com sabedoria e amor.

Segunda leitura: Romanos 5.
Depois de ter criado o universo com sabedoria, Deus não considerou concluída a sua obra. Não abandonou o mundo e os homens ao seu próprio destino.

Por que Deus interveio na nossa história? O segundo texto bíblico, proposto para hoje, nos explica o motivo: Ele interveio para justificar-nos, mediante a fé em Jesus; por isso nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.

Ter fé no Deus Filho significa acreditar que Ele ama os homens a ponto de participar de suas próprias precariedades e de sua fragilidade.

Evangelho: João 16.
No Evangelho de hoje Jesus afirma categoricamente que o Espírito não acrescentará nada àquilo que ele ensinou, não revelará nada de novo em relação ao Evangelho: sua missão se limitará a iluminar os discípulos para que eles entendam de maneira correta aquilo que o Mestre lhes ensinou.

É a quem o Espírito fala? Só ao papa, aos bispos, aos padres, às freiras, encarregados de transmitir depois aos fiéis as instruções recebidas? Não! Todos os discípulos de Cristo são instruídos e guiados pelo Espírito.

A Trindade é a carteira de identidade dos cristãos: nos discípulos de Jesus deve estar refletida a face de Deus, que é Pai, Filho e Espírito.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.