RELIGIÃO

Eu vos deixo a paz

Neste domingo, no Tempo Pascal, Jesus repete uma saudação: a Paz. Ele quer que tenhamos sempre a sua Paz. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 22/05/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Neste domingo, no Tempo Pascal, Jesus repete uma saudação: a Paz. Ele quer que tenhamos sempre a sua Paz.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 15.
A mensagem desta leitura é de importância fundamental. A tentação de seguirmos o mesmo modo de agir dos judeus, isto é, de impormos a todos as nossas tradições, se repete também conosco em nossos dias. Quem anuncia o Evangelho deve distinguir com clareza a essência da mensagem de Jesus e o invólucro cultural com o qual ela se reveste.

Segunda leitura: Apocalipse 21.
O livro do Apocalipse se destina aos cristãos que enfrentam dificuldades por causa das perseguições.

No trecho do domingo passado, ele considerava o povo de Deus sob a figura de uma esposa muito bonita. Neste domingo compara-a a uma maravilhosa cidade.

Nesta cidade não existe o templo, e isto é muito significativo. No céu não haverá mais ritos, nem cerimônias, nem práticas religiosas: o homem não precisará mais de mediações, encontrará Deus face a face. A maldade, o sofrimento, as trevas já não existirão mais.

Evangelho: João 14.
A primeira afirmação de Jesus é esta: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará e nós viremos para Ele o nele faremos nossa morada”.

O que quer dizer então que Jesus e o Pai estabeleceu sua morada em nós? Quer dizer que nós, depois de termos escutado a palavra do Evangelho recebemos a vida de Deus e nos tornamos capazes de realizar as mesmas obras de Jesus e do Pai.

No versículo seguinte, Jesus promete o Espírito Santo, o “Consolador que ensinará e recordará” tudo o que lhe tinha dito.

Jesus garante que os seus discípulos sempre encontrarão uma resposta às próprias indagações, se souberem prestar atenção às suas palavras e mantiverem o próprio coração aberto aos impulsos do Espírito.

Na última parte desta passagem encontramos a promessa da paz: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá”.

A paz prometida por Jesus viceja onde se estabelecem entre os homens relações novas.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.