Com a temperatura de 3,5ºC, Franca registrou a noite mais fria do ano nesta quarta-feira, 18. E não foi só na Capital do Calçado que gelou. Em Ituverava, a 40 km, a temperatura chegou a 1,1ºC, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). A queda de temperatura é o resultado da massa de ar polar que toma conta do Centro-Sul do Brasil.
Nesta terça-feira, 17, a expectativa era que a temperatura despencasse ao decorrer do dia, o que foi confirmado por volta das 21h, quando os termômetros marcaram 7,5ºC.
Durante a madrugada, o frio e o vento intenso ficaram mais severos derrubando a temperatura ainda mais. Por volta das 6h30, ainda com 4ºC, pedestres se embrulhavam em blusas, toucas e luvas, nas ruas do Centro.
“Preciso ir trabalhar (risos). Estou com duas blusas, duas calças, duas meias, duas toucas e até duas máscaras. Trouxe até uma garrafa com leitinho e café quente, pra poder esquentar. Está frio demais da conta, sô! Os lábios estão rachando já. Hoje está frio demais!”, disse a vendedora Regina Pinheiro da Cruz.
O colega de trabalho de Regina, Adriano Pereira Gomes, que é de Patrocínio Paulista, também duplicou os agasalhos para enfrentar o frio em Franca.
“Está frio pra danar. Ainda mais que levantei mais cedo porque sou de outra cidade. Então, é colocar duas blusas e enfrentar a correria do dia”.
Já o taxista Waltemir Donizete Barbosa, que está na rua desde cedo, consegue ficar dentro de seu carro até aguardar um passageiro, mas se previne para que não sofra durante a jornada de trabalho.
“Eu saio bem alimentado de casa e bem agasalhado para trabalhar bem, né? Tem que se esconder do frio e, no meu caso, fico dentro do carro escondendo do vento”.
Além de Ituverava, outras cidades da região também registraram temperaturas mais baixas como Guaíra (1,6ºC), São Joaquim da Barra (2,3ºC),Nuporanga (3,1ºC), Miguelópolis (3,2ºC), Batatais (3,3ºC), Jeriquara (3,7ºC), Pedregulho (4,0ºC), Patrocínio Paulista (4,7ºC) e Igarapava (5,2ºC), segundo dados do Ciiagro.
A previsão para o dia em Franca é de que os termômetros não ultrapassem a máxima de 15ºC, com ventos de até 20 km/h. Apesar de prevista para esta quarta, não houve registro de geada. Mas as condições para que aconteça seguem até esta sexta-feira, 20.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.