OPINIÃO

Deus em primeiro lugar

Todavia, Josias, ao invés de seguir o exemplo de seu pai, procurou desde cedo, andar pelo caminho da verdade. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 09/04/2022 | Tempo de leitura: 3 min
especial para o GCN

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor.”
II Reis 22.1,2

Bem, neste versículo, destacamos o início do reinado de um jovem herdeiro do trono de Judá. Josias era o seu nome. Ele tinha apenas oito anos de idade quando começou a reinar. Isto porque o regime de governo era monárquico, e ele era o sucessor direto de seu pai Amon. Assim, após a morte de seu pai, sob a tutela de conselheiros, assume a coroa do reinado de Judá.

Deve-se dizer que naquela época, o rei não só influenciava a vida política do povo, como também, influenciava a vida religiosa da nação. Ou seja, se o rei fosse bom e temente a Deus, o povo prosperava; se fosse perverso, o povo sofria.

Desta forma, quando Josias assumiu o governo de Judá. O povo estava totalmente distante de Deus.  Seu pai havia sido um péssimo exemplo. As coisas estavam fora de ordem. O templo abandonado, o sacerdócio havia se corrompido e nação estava totalmente mergulhada no pecado.

Todavia, Josias, ao invés de seguir o exemplo de seu pai, procurou desde cedo, andar pelo caminho da verdade. Diz o texto: “E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele”.

Ao invés de proceder como seu pai, procurou se espelhar em um bom rei (Davi). Foi tendo um bom referencial que, ao completar dezesseis anos e já responder por si mesmo, teve a iniciativa de reformar o Templo, que estava entregue às traças. Ele sabia que sem Deus à frente do seu governo seria mais um para entrar na lista dos maus reis de Judá.

Ao iniciar a reforma do templo, algo interessante aconteceu. Acharam perdido dentro do templo, o livro do Senhor. Ou seja, estavam tão distantes de Deus, que o Pentateuco (cinco livros escritos por Moisés), o principal livro de orientação da nação, havia sido colocado de lado.  Foi com um coração voltado para Deus que este rei fez história em Judá, sendo considerado um dos melhores monarcas da história dos hebreus.

Caros leitores, penso como seria diferente se à semelhança daqueles, todos nós voltássemos um pouco mais de nossa atenção à palavra de Deus. Como seria diferente se todos nós tivéssemos o desejo de pautar nossas vidas, dentro da vontade de Deus. Presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, juízes, promotores, pastores, padres e todos os leigos de modo geral. Se todos nós deixássemos de pensar menos em nós mesmos, e um pouco mais em Deus.

Por que estamos cercados de todo tipo de problemas?  A grande verdade é que Deus não tem sido prioridade na vida das pessoas. O Profeta Jeremias resumiu este assunto da seguinte maneira: “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lm.3.39. A verdade é que quando colocamos Deus em segundo plano, passamos a pensar só em nós, e em como tirar proveito em benefício próprio. Justamente por isto, afirmamos que, se queremos dias melhores, a mudança precisa acontecer a partir de nós. De nada adianta querermos mudar os outros se não estamos dispostos a começar a verdadeira mudança por nós. Isto parece utópico, mas com Deus na frente é plenamente possível. Que Deus nos ajude a sermos melhores.

Deus vos abençoe.

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.