CRÔNICA

'Biografias motivadoras para quem começa a viver'

Por Sonia Machiavelli | especial para o GCN
| Tempo de leitura: 3 min

Conheço Karina Gera há muitos anos, pois ela trabalhou conosco no Comércio da Franca, na antiga sede da Ouvidor Freire. Mas nosso contato se estreitou mesmo foi quando a convidamos para ser curadora de uma exposição que contemplou a obra de Luiz Cruz de Oliveira e a minha, muito menor e aquém. Percebi naquelas semanas o quanto de energia amorosa Karina colocava no que fazia, na então sede da Ave Palavra.

Ao longo da última década venho seguindo os movimentos ascendentes dessa artista múltipla, atuando em vários eixos criativos. Lecionou em cursos universitários, experimentou o artesanato, fez vídeos para crianças, e ultimamente vem escrevendo livros para o público infanto-juvenil, elegendo como protagonistas francanos cuja atuação se tornou respeitada em nossa cidade. 

Primeiro foi Aparecido Maldonado Ponce, o “Seo” Aparecido do Supermercado São Paulo, um dos comerciantes mais conhecidos e admirados por sua enorme capacidade de trabalho. As Batatas de Seu Saboroso mostrou pela via da ficção um homem dinâmico que colhe os frutos de seu labor incansável.

Depois veio A Xerife dos Animais, com foco em Maria Aparecida Tasso. Sua reconhecida atuação em favor dos animais levou informações fundamentais às páginas do livro, divulgando leis de proteção aos bichos. De forma didática e agradável, a autora somou conhecimento e entretenimento no relato sugestivo.

Agora chegou a vez da colunista e comunicadora Patrícia, falecida em 2021, que ao transitar com facilidade por vários segmentos, registrou por mais de seis décadas todos os momentos decisivos no desenvolvimento de nossa cidade. Atuando em rádio, jornal e televisão, tornou-se figura querida pelos francanos, quer por seu carisma, quer por suas atitudes.  A publicação de Patrícia na TV vem juntar-se a outra, Querida, densa biografia que Lúcia Brigagão escreveu para adultos nos últimos anos de vida de Patrícia, codinome de Sônia Menezes Pizzo. 

Lançado no último 8 de março, data escolhida por ser o “Dia da Mulher”, Patrícia na TV foi recebido com carinho por dezenas de leitores que fizeram questão de buscar um autógrafo no novo espaço do Franca Shopping criado para lançamentos. Estive lá e pude ouvir só menções elogiosas ao trabalho de Karina, cujo lado jornalístico buscou fontes importantes para compor o perfil da homenageada. Entre elas, Camila Pizzo e Maria Izabel Marmol Pizzo, respectivamente neta e nora de Sônia.

Merecedor de registro e aplauso é o apoio de Maria Teresa Segantin Ludovice, diretora do Colégio Toulouse-Lautrec, à publicação desse livro que resgata uma mulher que não apenas se sagrou vencedora em sua própria existência, como também inspirou mulheres a vencerem barreiras impostas pela cultura conservadora do interior paulista com coragem, dinamismo e criatividade. 

Os três livros citados pertencem à série Artlokinha. Se a linguagem simples e fluida favorece a leitura, as ilustrações da própria Karina confluem para o tom ameno e esperançoso de seu discurso.  Ele mostra francanos que conduziram suas existências sob a ética do trabalho e a consideração pela cidade. As histórias singulares que se contam podem ser vistas como reconhecimento pelas gerações mais velhas e motivadoras para as mais jovens. 

Mas não se finda com Patrícia na TV o amplo projeto da autora que já trabalha em novos lançamentos. Há duas personalidades francanas a serem homenageadas ainda neste 2022. Karina Gera prefere não revelar quais são, mas garante que uma delas ainda está viva.  História, educação, poesia e cultura continuarão por certo se mesclando nos próximos relatos biográficos e também em outros textos que elegem o tema do meio ambiente.

Celebrando pessoas lutadoras e a natureza magistral, Karina Gera registra a Vida neste momento onde peste e guerra sinalizam a Morte. A esperança guia sua escrita. Viva!

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários