RELIGIÃO

Complexo de inferioridade

Infelizmente, existem pessoas que acabam desenvolvendo, por várias razões, o complexo de inferioridade e carregam consigo uma imagem negativa em tudo que vão fazer. Leia mais no artigo do Pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 11/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

“Também vimos ali gigantes, e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos”. Números 13.33

Infelizmente, existem pessoas que acabam desenvolvendo, por várias razões, o complexo de inferioridade e carregam consigo uma imagem negativa em tudo que vão fazer. Este trauma emocional faz com que um sentimento de desvalor e uma perene sensação de incapacidade façam com que a pessoa se sinta menor que todas as outras. São várias as causas que levam as pessoas a desenvolverem este tipo de complexo. Entre elas, a pobreza, defeito físico, pouco estudo, cor, cultura, altura, etc.

Há na Bíblia uma passagem que retrata bem este tipo de problema. Quando o povo de Israel estava para conquistar a terra que Deus havia prometido, Moisés mandou 12 homens para espiarem a terra e naturalmente trazer informações importantes para a conquista. Porém, 10 dos 12 espias voltaram com um relatório extremamente negativo. Chegaram ao ponto de se sentirem como gafanhotos, diante dos desafios da conquista.

No entanto, entre eles, existiam dois espias que servem de exemplo para nós, Josué e Calebe, que diferentes dos demais, enxergaram aquela situação de outra maneira, e isto deu a eles o direito de tomarem posse da promessa. Quem conhece toda a história, sabe que o fato de eles não terem acreditado na vitória atrasou a conquista da terra em 40 anos, visto que Deus não permitiu que todos os que possuíam mais de 20 anos, quando saíram do Egito, entrassem na terra prometida, com exceção de Josué e Calebe, que acreditaram que era plenamente possível conquistar a terra.

Em outras palavras, depois de vagar 40 anos pelo deserto, os filhos daquela gente se apropriaram da promessa de Deus, por acreditar que, com Deus à sua frente, tudo torna-se possível.

Quando a pessoa desenvolve este tipo de complexo, tudo que vai fazer é visto com muita dificuldade, uma vez que a autoestima destas pessoas geralmente é muito baixa, levando as mesmas a desacreditar no seu próprio potencial.

Sem sombras de dúvidas, a causa de muitas pessoas terem seus projetos falidos já no seu nascedouro é justamente por desenvolverem este tipo de comportamento. Diante de tudo isto, o primeiro passo a dar rumo à vitória é a pessoa reconhecer que é portadora do complexo de inferioridade. Em seguida, o próximo passo é encarar o problema de frente, consciente que é possível vencê-lo.

Torna-se necessário também que a pessoa aceite sua responsabilidade em todo este processo, assim como perdoar a todos os que estão envolvidos no problema, visto que é comum tais pessoas culparem outras, especialmente a família, por causa da maneira em que fora criado. Por fim, perdoar a si mesmo e acima de tudo pedir ao Espírito Santo para que venha dar forças na superação do referido complexo é o melhor caminho para a vitória. Tente, você nasceu para vencer.

Deus vos abençoe.

Pastor Isaac Ribeiro é presidente da Assembleia de Deus (Missão) de Franca


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.