Quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, feriado da padroeira da cidade. Em celebração à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a cidade de maioria católica – 67% da população, segundo o último Censo de 2010 do IBGE – cessa a maior parte das atividades que movimentam suas ruas em dias comuns. Em 2021, a data tem razão em dobro para ser festejada. Há meio século, a cidade teve sua Diocese criada e instalada.
Neste mesmo dia, há 50 anos, no Vaticano, o papa Paulo VI escrevia ao reitor Giuseppe Lazzati cumprimentando-o pelo 50º aniversário da fundação da Universidade Católica do Sagrado Coração. Também neste dia os jornais noticiavam que, em viagem aos Estados Unidos, o presidente Emílio Garrastazu Médici se encontrava com o presidente norte-americano Richard Nixon.
E em Franca, na cidade então administrada pelo médico José Lancha Filho, a população festejava sua Padroeira durante o primeiro ano de criação e instalação canônica da Diocese local, sob a direção do bispo dom Diógenes Silva Mathes.
De lá para cá, diz o atual bispo diocesano, dom Paulo Roberto Beloto, em texto recente publicado no anuário da Igreja, “são 50 anos de escuta da Palavra, de pregação e formação; de celebração dos sacramentos e vida de oração, de modo especial a Eucaristia, onde Cristo está presente por seu evangelho e pelo seu Corpo e Sangue; de comunhão fraterna, consequência da relação da comunidade com o seu Senhor pela Palavra, pela Santa Missa e pela oração”.
Imagem da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Padroeira do município de Franca
PROGRAMAÇÃO
Para comemorar o Jubileu de Ouro da Diocese, a Secretaria da Sé Catedral Nossa Senhora da Conceição de Franca organizou uma série de atividades religiosas.
Após uma novena que amealhou padres de diferentes paróquias em honra à Imaculada Conceição, serão celebradas nesta quarta-feira quatro missas solenes. A primeira celebração ocorrerá logo às 8 horas.
A missa solene começará às 10h30 e celebrará os 50 anos da instalação canônica da Diocese de Franca com transmissão ao vivo pelo canal da catedral no YouTube (Diocese de Franca Oficial) e pelo Facebook da paróquia (facebook.com/diocesefrancaoficial). À tarde, outras duas missas acolhem os devotos: uma às 17 horas, e outra às 19 horas.
“Celebraremos a festa solene da nossa padroeira, Imaculada Conceição. Vamos aproveitar a ocasião para celebrar o jubileu de criação e instalação canônica da Diocese na missa das 10h30 da Catedral. Venha participar conosco”, convida dom Paulo Beloto.
Em mensagem de vídeo aos fiéis, o bispo afirmou que o momento é muito importante para celebrar a história de 50 anos e expressar gratidão a Deus.
“É um momento de expressar a nossa alegria porque Deus está conosco. Agiu na história de nossa Diocese e continua nos acompanhando e nos alimentando também com a Sua presença em nossa fé, em nossa esperança e em nossa caridade. Vamos expressar então, meus irmãos, esse júbilo por poder celebrar a nossa padroeira e celebrar também esses 50 anos”, declarou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.