RELIGIÃO

Barnabé: Um exemplo inspirador

Poucos personagens da Bíblia nos inspiram tanto quanto Barnabé. Seu nome significa “Filho da Consolação”. Certamente este nome lhe era bem adequado. Ele é poucas vezes mencionado nas escrituras, porém em cada uma delas encontramos este homem proporcionando encorajamento e apoio ao seu próximo. Leia mais do artigo do Pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 05/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

“Então Barnabé, tomando Paulo consigo, trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus”. 

Poucos personagens da Bíblia nos inspiram tanto quanto Barnabé. Seu nome significa “Filho da Consolação”. Certamente este nome lhe era bem adequado. Ele é poucas vezes mencionado nas escrituras, porém em cada uma delas encontramos este homem proporcionando encorajamento e apoio ao seu próximo. A impressão que temos é que Barnabé tinha a grande preocupação de fazer com que as pessoas se sentissem bem a seu próprio respeito, e passassem acreditar em si mesmo.

Tinha a preocupação de levantar a autoestima das pessoas. Existem registrados na Bíblia, pelos menos três acontecimentos que envolveram a pessoa de Barnabé, que atesta a extraordinária devoção que possuía com relação à obra de Deus. Em Atos. 4.32-37 está registrado um dos acontecimentos. Neste texto, deparamos com Barnabé vendendo a sua propriedade a fim de investir no reino de Deus. Ele acreditava tanto na salvação em Cristo Jesus, que estava disposto a sacrificar tudo que tinha a fim de apoiar a causa e ao mesmo tempo cumprir a sua missão.

Já em Atos. 9.21-27 encontramos Barnabé se esforçando para ajudar a Paulo a ganhar aceitação na comunidade cristã. Por anos Paulo havia sido líder na perseguição da igreja. Era certo que a igreja tivesse uma série de reservas quanto aquele novo convertido, em função do seu passado perseguidor. Não podemos esquecer que, quando Paulo se converteu ao Cristianismo, estava indo para Damasco, com cartas que o autorizava a prender os cristãos e até mesmo, matá-los, tamanha ignorância religiosa daquela época. Agora Deus se manifesta a ele, e o interpela da seguinte maneira: “Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Naquele momento, Jesus transformou sua vida.


Ali nascia, espiritualmente falando, o maior missionário da história, é claro depois de Nosso Senhor Jesus. Havia sinceridade na entrega de Paulo a Cristo. Mas quem poderia ajudar introduzir o mesmo, entre os apóstolos e demais discípulos? É justamente aqui, que mais uma vez entra em cena o nosso irmão Barnabé, como destacamos no texto acima.

Barnabé se utiliza de seu prestígio, para ajudar Paulo, e foi a partir daí que Paulo começou a ter espaço entre os cristãos, para realizar o seu grande chamado. Por tudo isto e muito mais, precisamos nos perguntar se Paulo teria tornado o grande e autoconfiante líder que foi, se Barnabé não tivesse encorajado e acreditado nele. Portanto caro leitor, que Deus possa nos ajudar a sermos instrumentos de ajuda, de nossos semelhantes.

Que Deus levante em nosso tempo, homens como Barnabé, para que tenhamos a possibilidade de ver grandes instrumentos, se levantando para serem usados por Deus, como foi o apóstolo Paulo. Aprendamos pois com Barnabé.

Deus vos abençoe.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.