RELIGIÃO

“Seguir sem apegos”

Conhecemos a historia de Aladim e da sua lâmpada maravilhosa: qualquer desejo manifestado diante dela se realizava imediatamente. Narra a Bíblia que Salomão teve essa ventura. Certo dia subiu para a montanha de Gabaon para oferecer sacrifícios e teve um sonho: podia pedir o que desejasse e lhe seria concedido. Teria podido pedir ouro, saúde, poder, força. Mas, ao invés, ele disse a Deus: Daí, pois, ao vosso servo, ó Senhor, a Sabedoria, um coração, sábio, capaz de discernir entre o bem e o mal. Lei mais do artigo do Mons. José Geraldo Segatin.

Por Mons. José Geraldo Segatin | 09/10/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Deus nos reúne e fala conosco sobre importantes ensinamentos para nossa vida espiritual.

Primeira leitura: Sabedoria 7.

Conhecemos a historia de Aladim e da sua lâmpada maravilhosa: qualquer desejo manifestado diante dela se realizava imediatamente

Narra a Bíblia que Salomão teve essa ventura. Certo dia subiu para a montanha de Gabaon para oferecer sacrifícios e teve um sonho: podia pedir o que desejasse e lhe seria concedido.

Teria podido pedir ouro, saúde, poder, força. Mas, ao invés, ele disse a Deus: Daí, pois, ao vosso servo, ó Senhor, a Sabedoria, um coração, sábio, capaz de discernir entre o bem e o mal.

A leitura de hoje é uma reflexão sobre essa escolha feita por Salomão. Ele se comportou com sabedoria: preferiu a sabedoria de Deus, a qualquer outro bem.

Mas é verdade que para escolher a sabedoria é preciso renunciar a todas essas coisas maravilhosas da vida?

A última parte da leitura responde a essa pergunta: junto com ela são também concedidos todos os outros bens.

Segunda Leitura: Hebreus 4.

A leitura do dia nos ensina que a Palavra de Deus é muito diferente dessas divagações ocas. Ela tem cinco características.

Antes de tudo ela é “viva e eficaz”. A partir do momento que ela saiu da boca do Senhor, sempre produz resultados porque possui dentro de si a vida e a força de Deus. O profeta Isaías a compara à chuva que não cai nunca em vão: não volta para cima sem ter fecundado a terra e produzido frutos.

A palavra de Deus, além disso, é “cortante e penetrante”.

Por fim, é também “juiz” de todas as nossas ações.

Evangelho: Marcos 10.

Na parte central do Evangelho de Marcos, Jesus mostra aos seus discípulos a conduta exigida para poder segui-lo.

A primeira parte da narrativa nos traz o diálogo de Jesus, com um jovem rico que lhe pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?”

O jovem não fala de conquistar, merecer, ter direito, mas de herdar a vida eterna.

A herança não se ganha, não se recebe como prêmio, como remuneração por um trabalho, mas é dada gratuitamente.

Como resposta Jesus o estimula a observar os mandamentos.

Não é possível tornar-se seu discípulo se o coração não estiver desprendido de tudo o que se possui: sucesso, diplomas, objetos, amigos influente, honras, posição de prestígio...

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.