50 anos

A Terça-feira de Carnaval ocorreu em 23 de fevereiro e o Domingo de Páscoa, em 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês foi o ano do Porco, com início em 27 de janeiro. Cinquentenários de grandes efemérides este particular 2021.

Por Lúcia Brigagão | 06/03/2021 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

1971 (MCMLXXI, na numeração romana) foi ano do século XX que começou numa Sexta-feira, no calendário gregoriano. A Terça-feira de Carnaval ocorreu em 23 de fevereiro e o Domingo de Páscoa, em 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês foi o ano do Porco, com início em 27 de janeiro. Cinquentenários de grandes efemérides este particular 2021.

Muita guerra e destruição pelo planeta. No Brasil, 1971 guarda a lembrança da Guerrilha do Araguaia, a maior tentativa do Partido Comunista do Brasil de instaurar um movimento comunista rural no País. O PCdoB se inspirou na Grande Marcha na China. O plano era mobilizar os camponeses na região do Araguaia, na divisa do Pará, Maranhão e do atual Tocantins e marchar até Brasília para tomar o poder. Teve insurgência comunista na Malásia, insurreição no Ceilão e o Setembro Negro, quando o exército da Jordânia entrou em confronto com as organizações guerrilheiras da OLP então baseadas na Jordânia, visando expulsá-las do país. Resultado, os refugiados palestinos tiveram que emigrar em massa. O mundo viveu intensa convulsão naquele ano.

Outros acontecimentos marcaram 1971. Em janeiro o embaixador da Suiça no Brasil, sequestrado por guerrilheiros, é libertado, depois de trocado por 70 prisioneiros políticos. No dia 10 morre aos 88 anos a estilista francesa Coco Chanel deixando legado importante na moda feminina e marca icônica entre estilistas e consumidores. A Nasa lança a Apollo 14, no dia 31. O módulo Arantes pousou na cratera da Fra Mauro da superfície lunar no dia 5 de fevereiro. Em Brasília foi anunciada a construção da primeira usina nuclear brasileira em Angra dos Reis. Minas Gerais sofre triste acidente: no bairro da Gameleira, Belo Horizonte, o centro de Exposições desaba deixando soterrados 119 operários. 69 Morreram.

Em março, o Paquistão Oriental declara sua independência para formar a República Popular de Bangladesh. Em abril, nascia em Formiga, Minas Gerais, Fábio José de Mello Silva, mais conhecido como Padre Fábio de Mello, auspicioso acontecimento no meio de tanta luta e dissenções marcadas pelo ano. 3 de Julho, morria Jim Morrison, poeta, cantor e líder do The Doors. Verdadeiro, icônico e legendário ídolo musical, está enterrado em Paris e seu túmulo é local de romaria de fãs que nem chegaram a conhecê-lo pessoalmente. Autor de Light My Fire e People are Strange, entre outros sucessos. 6 de julho, aos 70 anos, falece Louis Daniel Armstrong, cantor e instrumentista, considerado personificação do jazz e imortalizado por, entre outras interpretações imortais, What a Wonderful World e La Vie em Rose. 18 de julho, Pelé se despede da Seleção Brasileira de Futebol, no Maracanã. A partida foi contra a Iugoslávia e ficou empatada em 2x2, para decepção dos fãs. Pelé participou de 115 partidas pela seleção brasileira e marcou 103 gols.

Outubro, dia 01, são inaugurados em Orlando, Estados Unidos, o Walt Disney World e parque Magic Kingdom. Em novembro a Intel Corporation lança o primeiro microprocessador comercialmente disponível, Intel 4004, capaz de fazer até 1220 cálculos por segundo. Em dezembro o cinema se despede de 007 interpretado por Sean Connery, em Os diamantes são eternos. 18 de dezembro, a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa de 1971 é sancionada pelo presidente Médici. 19 de dezembro de 1971, Botafogo e Atlético Mineiro disputaram a final do Campeonato Brasileiro, um ano após a grande conquista do tricampeonato mundial pela Seleção Brasileira. Nosso futebol, em fase excepcional, tinha jogadores de nível incomparável jogando por aqui. O Clube Atlético Mineiro, comandado por Telê Santana foi o vencedor. Com grande campanha e os muitos gols do lendário Dadá Maravilha, o Galo superou 19 clubes do país inteiro para levantar o caneco, um dos mais importantes de sua gloriosa história. Nessa final no Maracanã, o público chegou a 46 458 pagantes, a renda marcou Cr$ 294 420, 00 e a arbitragem foi entregue a Armando Marques de Mesquita. O Prêmio Nobel de 1971 foi para, entre outros, Pablo Neruda (Literatura) e Willy Bradt (Paz).

Por quê o destaque de 1971? Porque me lembrei de outro acontecimento importante ocorrido naquele ano. Volto a falar nisso. Qualquer hora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.