Dezembrinas

Por Lúcia Brigagão | 11/12/2020 | Tempo de leitura: 6 min
Especial para o GCN

1 Aniversário de trinta anos do Eurotúnel, construção responsável pelo espetacular encontro de dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha. O túnel ferroviário tem mais de 50 quilômetros de extensão e atinge, em seu ponto mais baixo, 75 metros de profundidade. Uma parte veio da Inglaterra (Folkestone – Kent), a outra da França (Coquelles, Pas-de-Calais). A conexão tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra a outras áreas da Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. O dia marca o nome de Rosa Louise McCAuley – Rosa Parks – frente aos holofotes mundiais, que se torna o estopim do movimento Boicote aos Ônibus de Montgomery ao se recusar ceder seu lugar no veículo a um branco, o que marcaria o início da luta antissegregacionista nos Estados Unidos, há 65 anos. (O premiadíssimo filme de 1988, Mississipi em chamas, mostra o terrível confronto.) É também Dia Mundial do Combate à AIDS, celebrado com iluminação vermelha em monumentos de vários países. 2 Há 130 anos morria o saxofonista, trompetista e compositor pernambucano Levino Ferreira, autor dos frevos Lágrimas de um folião e Chegou sua vez. Há 195 anos nascia Pedro II, o segundo e último monarca brasileiro. Instituído pela ONU, comemora-se o Dia Internacional da Abolição da Escravidão, seja ela traduzida no tráfico de pessoas ou na exploração da prostituição de outrem. É também dia Nacional do Samba e da Astronomia. 3 Há 20 anos Gustavo Kuerten, tenista brasileiro, vencia André Agassi no final do Masters de Lisboa. É dia Internacional das Pessoas com Deficiência e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria.

4 Há 35 anos morria o gaúcho Teixerinha - Vítor Mateus Teixeira - Rei do Disco. Artista que mais vendeu discos no Brasil – 190 milhões - era cantor, compositor, radialista e cineasta. Autor de Coração de Luto e Gaúcho de Passo Fundo. Há 210 anos, decreto de Dom João criava, no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, hoje Academia Militar das Agulhas Negras. 5 Há 5 anos morria a atriz e cantora fluminense Marília Pêra e o dia marca 75 anos do desaparecimento do Vôo 19 no Triângulo das Bermudas, em um dos mistérios da aviação mais famosos da história (75 anos). Dia Mundial do Solo. Dia Nacional da Pastoral da Criança, instituído pela iniciativa de Zilda Arns Neumann, sanitarista e médica pediátrica brasileira. 7 A Sonda Galileo chega a Júpiter e a Sonda Akatsuki da JAXA entra em órbita em torno de Vênus. Há 50 anos o embaixador suiço Giovanni Enrico Bucher era sequestrado no Brasil. Em troca de sua vida, a VPR - Vanguarda Popular Revolucionária - exigiu do governo a libertação de 70 presos políticos. Dia Internacional da Aviação Civil. 8 Dia da Justiça. Dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Dia da Família. Morte de John Lennon, cantor, compositor e ativista da paz britânico, co-fundador da banda The Beatles. 9 Há 105 anos nascia o compositor fluminense Francisco da Silva Fárrea Júnior, Paquito, autor de sucessos de carnaval como Tomara que Chova; Não me diga adeus; Daqui não saio – que as novas gerações não conhecem. Dia Internacional de Luta contra a Corrupção. Dia da Criança Especial. 10 Há 40 anos morria o compositor e jornalista paulista David Nasser – Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo; Vermelho 27. Há 100 anos nascia Clarice Lispector. Data da criação da Reserva Biológica de Uma. É Dia do Palhaço. É Dia Internacional dos Direitos Humanos. 11 110 anos do nascimento de Noel Rosa, sambista, cantor e compositor fluminense o Poeta da Vila. Importantíssimo artista, Noel de Medeiros Rosa morreu cedo em decorrência de tuberculose, aos 26 anos. Apesar da vida curta, compôs quase 250 canções, a maioria num espaço de cinco anos. Com que roupa?, Feitiço da Vila e Conversa de botequim são três das mais tocadas música da internet. Todas suas. É Dia Internacional da Montanhas; Dia Internacional das APAES; Dia Nacional do Tango, na Argentina.

12 Há 105 anos nascia Frank Sinatra. Há vinte anos, a Usina Chernobil foi desligada. Aniversário de 65 anos do registro do maior ato de filantropia mundial já feito, quando a Ford Fundation doa US$ 500 milhões a hospitais, faculdades e escolas de medicina. 13 Dia Nacional do Forró em homenagem ao dia de nascimento de Luiz Gonzaga. Dia do Deficiente Visual, data instituída em 1961. Dia do Marinheiro - em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

 

15 Morte do escrivão português Pero Vaz de Caminha há 520 anos. Dia Nacional da Economia Solidária. Dia do Arquiteto e Urbanista - em homenagem a Oscar Niemeyer, nascido na data. 16 Há 205 anos o Rei D. João VI elevava o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Há 30 anos era firmado em Portugal o Tratado internacional do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 - com o objetivo de criar ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial Portuguesa. 17 Nasciam o compositor alemão Ludwig van Beethoven há 250 anos e, há 115, o escritor gaúcho Érico Veríssimo. Há 5 anos inaugurava-se o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projeto do espanhol Santiago Calatrava. 18 Morte do compositor, maestro e professor fluminense Francisco Manuel da Silva há 155 anos, autor de uma única peça que se tornou célebre, a melodia do atual Hino Nacional Brasileiro. Há 15 anos, o líder cocaleiro Evo Morales foi eleito o primeiro presidente indígena da história da Bolívia. Dia Nacional do Museólogo, conforme decreto de 31 de maio de 2004 que criou, concomitantemente a Semana dos Museus no Brasil. 19 Morte do compositor pernambucano Edgar Ferreira (25 anos) autor de Forró em Limoeiro; Amor de Vaqueiro, Babalaô. 20 Morria, na data, o cantor catarinense Reinold Correia de Oliveira, Nuno Roland (45 anos) – Peixe Vivo, Pirata da Perna de Pau, Tem gato na tuba e a Love is a many splendored thing (adaptação), são alguns de seus sucessos. Dia Internacional da Solidariedade Humana. 21 Comemora-se no Hemisfério Sul o Dia do Solstício de Verão. Há 5 anos incêndio destruía o Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, em São Paulo. 22 Há 120 anos era exibido o primeiro modelo de carro Daimler. O veículo foi chamado Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto. 23 Trinta e cinco anos da morte do radialista e locutor desportivo mineiro Jorge Curi, irmão do compositor e humorista Ivon Curi e do também radialista Alberto Curi. 24 Morria o político paulista Orestes Quércia, há dez anos. Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo (115 anos). 25 Em Nazaré, no primeiro ano desta era, nascia Jesus, filho de Maria e José e o mundo nunca mais seria o mesmo. Há 1220 anos Carlos Magno era coroado primeiro Imperador do Sacro Império Romano. 27 O Fundo Monetário Internacional era criado, com a assinatura de acordo entre 29 nações. Há 75 anos. 28 125 anos da invenção do cinematógrafo, pelos Irmãos Lumière, que daria origem ao cinema atual. 29 Há 55 anos criava-se comissão para cuidar do projeto definitivo da construção da ponte Rio – Niterói. Há 37 anos nascia Eduardo Maníglia Brigagão, meu caçula. 30 Há 30 anos o celular entrava na vida do brasileiro e as famílias, pessoas, crianças e adolescentes nunca mais conversaram face a face, sem o aparelho nas mãos. 31. Finalmente nos veremos livres do ano que, sem nos deixar saudosos, ensinou-nos perseverança, coragem e fé.

 

(Agradecimento especial ao site EBC - Empresa Brasil de Comunicação, fonte principal da pesquisa.)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.