O QUE ERA?

Força Aérea investiga vídeos de OVNI em Franca; meteorologista diz que pode ser um balão

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Enviado por leitores
Objeto não identificado foi filmado sobrevoando Franca na semana passada
Objeto não identificado foi filmado sobrevoando Franca na semana passada

Os vídeos enviados de vários bairros de Franca e até mesmo de cidades vizinhas em que um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) é flagrado sobrevoando o céu da região estão sendo apurados por autoridades da Força Aérea Brasileira e foram analisados por especialistas em meteorologia.

Segundo a Aeronáutica, todo o material que envolve o flagrante foi encaminhado para um órgão que faz o controle do espaço aéreo, que vai analisar o que pode ser o misterioso objeto e tentar descobrir quem é o responsável por seu lançamento.

Enquanto um posicionamento da Força Aérea não vem, a reportagem do portal GCN falou com especialistas do ramo da meteorologia. Eles analisaram os vídeos e imagens gravados e suas respectivas datas e horários.

Leia mais:
OVNI é registrado no céu de Franca; a cena foi vista de vários pontos da cidade

Fernando de Almeida Tavares, meteorologista do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), da Unesp, diz que o objeto mais próximo da lua nas datas em que os vídeos foram gravados era Marte e que as imagens aparentam registrar um balão meteorológico.

“Nos dias em que as gravações foram feitas, o objeto mais brilhante no céu era o planeta Marte. Ainda assim, ele não brilha tanto quanto o corpo filmado. Um dos vídeos é muito interessante, já que ele mostra uma sombra no objeto. Eu acredito que esse efeito, no formato exibido, só poderia ser feito por um balão”, analisa Tavares, que também é astrônomo amador.

O meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue linha de raciocínio parecida. “O que dá para garantir, levando em conta a qualidade baixa de imagem dos vídeos, é que não é um fenômeno atmosférico. Observando o formato esférico do objeto e os relatos dos movimentos que ele fazia, podemos, sim, supor ser um balão meteorológico. Ainda assim, não dá para confirmar nada. Com o que temos, só podemos garantir que não é nenhum fenômeno meteorológico.”

O meteorologista ainda afirma que nenhum estudo com balões foi feito pelo Inmet na região de Franca e diz que faculdades podem ter realizado pesquisas na região. “As estações de radiossondagem atmosférica mais próximas de Franca são operadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Aeronáutica. O Inmet não controlou radiossondas em nenhum Estado próximo. Algumas faculdades, como a USP, por exemplo, podem estar fazendo pesquisas meteorológicas. Mas, para soltar um balão, o ideal é que contatem a Aeronáutica”, diz o profissional.

O aparecimento do OVNI começou a ser comentado na sexta-feira da semana passada, dia 27 de novembro. No dia, ouvintes da rádio Difusora e leitores do portal GCN enviaram filmagens feitas naquela tarde. Um outro leitor chegou a enviar um vídeo que afirma ter gravado na noite do domingo, 22. Em todas as gravações, as pessoas estão surpresas e ficam se indagando o que poderia ser o objeto brilhante que sobrevoa o céu.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários