Os grandes vencedores

“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos?

30/05/2020 | Tempo de leitura: 2 min

“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?” Jr. 12.5.

Os grandes vencedores que nesta terra já passaram, associados aos que ainda estão a vencer as batalhas de cada dia, foram e continuam sendo constituídos por homens e mulheres frágeis, mas que ousaram acreditar que era possível vencer. No texto em destaque, Deus encoraja o profeta Jeremias e naturalmente a nós também, a observar e vencer pequenas dificuldades e provações para que estejamos prontos a encarar com segurança, os grandes desafios que nos esperam adiante. Lendo o contexto deste versículo, percebemos que Jeremias estava reclamando de algumas dificuldades e injustiças que estava enfrentando com o povo. Em reposta a Jeremias, Deus responde fazendo outra pergunta ao profeta: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?”.

Veja que Deus usa o fato histórico do passado, em que Ele permitiu ao povo passar pelo Rio Jordão na época da enchente, para ilustrar situações semelhantes àquelas enfrentadas pelos Israelitas. Isto nos ensina que, se não conseguimos criar resistência diante das adversidades e se não nos condicionamos para vencer dia a dia, todas as pequenas dificuldades que se apresentam a nós, como venceremos as maiores? Se nos acovardamos diante de qualquer contra tempo, como poderemos vencer lutas mais difíceis? Um dos maiores erros é pedir a Deus que nos isente das provações, pois elas são didáticas, nos treinam e nos preparam para vencermos as grandes adversidades. Transpor a enchente do Jordão significa superar obstáculos intransponíveis, é vencer grandes desafios que apresentam à nossa frente. Deus nos ensina que, mas difícil do que vencer uma luta contra uma pessoa mortal igual a nós, e aí se explica a expressão acima destacada, é vencer um obstáculo que está acima de nós. Neste particular, devemos saber que aquilo que foge à nossa capacidade de ação, Deus com certeza estará fazendo a sua parte, para nos ajudar.

Deus vos abençoe.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.