Mais uma tradição da Igreja Católica será afetada pela pandemia do novo coronavírus, na Diocese de Franca. Após a suspensão das celebrações com presença de fiéis na Semana Santa e Páscoa, agora o bispo Dom Paulo Roberto Beloto suspendeu também as cerimônias campais do Corpus Christi, neste ano comemorado no dia 11 de junho. As medidas visam a evitar aglomeração e preservar a saúde da comunidade.
Na data, os católicos celebram o Corpo e Sangue de Cristo e, tradicionalmente, enfeitam as ruas com tapetes de serragem para a procissão com o Santíssimo Sacramento. Neste ano, devido à pandemia, a cerimônia está suspensa em Franca e nas demais cidades da Diocese.
A recomendação de Dom Paulo é que cada paróquia celebre sua missa, sem cerimônia campal nem procissão. Se, até lá, for liberada a realização de celebrações com a presença de fiéis, as paróquias deverão seguir as orientações das autoridades de saúde.
O bispo ainda orienta que sejam realizadas mais de uma missa, caso as autoridades determinem que as celebrações tenham número reduzido de fiéis.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.