Com músicas, risos e fotos, os pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Franca tiveram a oportunidade de presenciar uma apresentação breve do Tihany Spectacular na manhã desta quarta-feira, 11. Parte do elenco do espetáculo esteve presente e o palhaço Rodrigo Soares tirou um sorriso do rosto daqueles que o rodeavam para apreciar a apresentação.
A movimentação foi tamanha que até mesmo crianças estiveram presentes e foram assistentes de Rodrigo. Além disso, foi um momento para que os pacientes pudessem esquecer os problemas. Esse foi o caso de Lucimara da Cruz, de 50 anos, que está tratando um tumor na coluna, reinscindente de um câncer de mama tratado entre 2012 e 2018. “É muito gratificante, porque, como você vê, o tratamento no Hospital do Câncer é muito dolorido, muito triste. É um ambiente onde você vê crianças e pessoas doentes. E ter uma alegria dessa eu acho que ajuda bastante no tratamento.”
Já para os funcionários do complexo hospitalar, ver os pacientes em um momento de descontração foi também muito gratificante. “Vemos no rosto de cada paciente a alegria de poder assistir um pouco desse circo. Então para todos nós daqui do complexo hospitalar e do Centro de Voluntários, isso é muito gratificante”, disse Dalila Abrão Barini, diretora do Centro de Voluntários do Hospital do Câncer.
O mesmo pode-se dizer do elenco do Tihany, que nas três apresentações realizadas, permitiram um momento para realização de fotos. “É muito diferente do que fazemos no circo. E trazemos uma alegria e uma diversão, além de levarmos uma energia positiva muito grande”, conta Rodrigo Soares.
O trabalho, realizado pelo circo desde o início por seu fundador, Franz Czeisler, costuma ser realizado em todas as cidades que o Tihany passa. “Sempre procuramos uma instituição para visitar, levar nosso trabalho e fazer a diferença no dia a dia das pessoas. E acho que conseguimos”, afirma Enrique Alvarado, que cuida das relações públicas do circo.
Tihany em Franca
Ainda sem previsão para o último dia de apresentação na cidade, o Tihany tem movimentado a população para acompanhar o espetáculo. De acordo com Enrique Alvarado, desde que o circo se instalou na cidade, aproximadamente 15 mil pessoas passaram pela plateia.
O público, inclusive, foi elogiado pelo palhaço Rodrigo Soares. “O público francano é maravilhoso. É um público bem emotivo, muito alegre e participativo. Estão sempre aplaudindo bastante e rindo. Fico muito feliz em todos os shows.”
A fim de movimentar ainda mais, o circo criou uma promoção, onde um livro literário pode ser trocado por 50% de desconto em qualquer ingresso.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.