Março


| Tempo de leitura: 2 min

Eita mês de comemorações importantes! Começam no dia 4, Dia Mundial da Oração. Assim, com as mãos juntas, talvez; de joelhos e com reverência, outros; com contrição e esperança, muita gente, tem início a temporada do terceiro mês do ano. Pula para o Dia 7, dedicado ao paleontólogo, cientista que estuda formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. Confusão constante, paleontólogo não é arqueólogo, que se dedica às culturas e aos modos de vida das diferentes sociedades. 8 de Março, duas comemorações importantíssimas, pelo menos em casa. Festejamos o Dia Internacional da Mulher e o aniversário do meu genro. Festanças o dia todo: enquanto há Sol, louvamos Luz, Vivacidade, Perspicácia, Inteligência, Sabedoria, Adaptabilidade e Sensatez das companheiras e filhas dos homens da família. Fechamos com o Parabéns ao genro...

Não sei, nestes tempos de celulares, se o dia 10 de Março, dedicado ao Telefone quando instituído, teria sido propositadamente colocado em seguida ao dia da Mulher, supostamente dependente do aparelho... Digo isso porque ultimamente os homens têm nos modernos aparelhos espécie de cordão umbilical com o mundo: vêem notícias, piadas engraçadas e escrachadas, as últimas do STF, recados de políticos e até dispensaram a TV.

Dia 19 de Março é Dia de São José. Primeiro feminista registrado da história, continuou casado com Maria, ignorando e se desfazendo da possibilidade de que ela carregasse no ventre o Filho atribuído a Deus e não a ele, marido. Foi um grande pai, educador e companheiro de Jesus. Neste dia, na Itália, apropriadamente, comemora-se do Dia dos Pais. No Brasil, espera-se a Enchente das Goiabas, a chuva forte que fecha o Verão e anuncia a chegada do Outono, que no 20 de Março, começa oficialmente. O abre-alas é dado pelo ventinho frio das manhãs, do brilho do Sol, das noites cheias de estrelas. Dia 21 de Março, faz coincidir eventos importantes aqui pelos lados de casa. É aniversário do meu irmão caçula e é Dia Internacional das Florestas. Merece reflexão da sociedade sobre a conservação do meio ambiente. Nas escolas seria interessante pensar, avaliar e descobrir nosso papel na preservação das riquezas sobre e sob o solo brasileiro.

No dia seguinte, 22 é dia Mundial da Água. No 23, Dia Mundial da Meteorologia. Apropriadamente. 25 de Março, é Dia da Constituição. O Tóffoli erraria essa questão num dos concursos que prestou e nos quais foi reprovado. Lewandowski deixou-a em branco e Gilmar Mendes nem sabia do que se tratava. Logo em seguida, talvez em homenagem a tantos palhaços brasileiros que não fazem rir, mas chorar, 27 de Março é dedicado ao Circo. Dia importante porque iguala crianças de quaisquer idades e adultos nascidos neste e no século passado. Passou a cancela, pisou no tapete de serragem, entrou no mundo mágico da alegria, diversão e descontração. Viva o Circo!
  

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários