Caprinos


| Tempo de leitura: 1 min
Os bodes, as cabras e os caprinos são animais muito resistentes. De tamanho pequeno, corpo com pelos e presença de barba e chifre, eles emitem um som característico, denominado balido. São muito resistentes a diversos tipos de clima, e pouco seletivos quanto à alimentação. Ou seja, vivem bem até entre as pedras, comendo a pouca vegetação existente entre elas.
 
Há duas espécies de cabras- as domesticadas e as selvagens. Estas últimas se encontram atualmente em estado vulnerável, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
 
Os caprinos estão entre os primeiros animais a serem domesticados pela espécie humana por volta de 7000 anos a.C, no Oriente Médio. Desde a antiguidade eram criados para a retirada da lã, do leite e da carne. Aliás, até hoje é assim.
 
Nosso país detém o nono maior rebanho caprino do mundo. As regiões onde se concentram as criações são as do Nordeste. Seu leite e derivados são bem explorados, por serem muito nutritivos e terem um potencial muito grande de aceitação, tanto no mercado interno quanto externo.
  

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários