Cinema e psicanálise

O Nome da Rosa

Filme sobre o amor, o humor e outros demônios será exibido hoje no C&P, com comentários de Mércia Maranhão Fagundes e Dante Velloni

17/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Neste sábado, 17 de agosto, o Cinema e Psicanálise de Franca abre as portas para o segundo semestre de 2019, ano no qual vem inovando em suas sessões com a proposta de complementaridade do diálogo da psicanálise com outra área do conhecimento, exibindo o premiado filme de 1986, O nome da Rosa. Esta é uma fiel adaptação para o cinema de um clássico literário, o livro homônimo do escritor italiano Umberto Eco, publicado em 1980.

Vale lembrar que a escrita de Eco, um dos pensadores mais influentes de nosso tempo, tem o dom de nos envolver e ressoar em nossa mente de forma histórica bem como subjetiva, racional enquanto imaginativa.

Se Eco teve a habilidade narrativa de condensar em seu romance histórico O nome da rosa, séculos turbulentos da história da humanidade, nos transportando desde a Idade Média aos prenúncios do Renascimento, o diretor francês Annaud teve o mérito de transpor, com propriedade, para a linguagem cinematográfica, uma obra tão densa.

 Enredo se concentra e desenvolve numa longínqua abadia medieval dos alpes italianos, construída na forma de sombria fortaleza, com as paredes grossas da igreja, as assombrosas catacumbas contendo o ossário, a fenomenal biblioteca labiríntica e outros recintos, compondo uma cidadela circundada por muralhas. Neste local, uma ordem de monges é responsável pela transcrição de obras literárias e científicas originais da época, obras antigas escritas em pergaminhos, uma vez que ainda não havia meios de imprensa para a reprodução do conhecimento escrito.

Neste isolado mosteiro beneditino, que abrigava a sete chaves uma biblioteca secular, passaram a ocorrer mortes brutais de monges, num clima de mistério e barbárie ligados àquele ambiente claustrofóbico.

A corajosa dupla de monges, composta pelo brilhante frei franciscano Guilherme de Baskerville (Sean Connery), conhecido pela engenhosa e afiada inteligência e senso de humor, e seu jovem discípulo, o noviço Adso (Christian Slate), se lança em uma jornada de façanhas, mistério, investigação, superstição, dogmas e crenças demoníacas.

Estavam em busca do conhecimento humano que iluminasse e revelasse a origem do mal, mas acabam se deparando com obscuros dogmas religiosos que sufocavam o saber que gera a dúvida e a ambivalência, a relativização e a liberdade de sentir e pensar.

Enquanto os terríveis acontecimentos daquele monastério eram considerados obra de força demoníaca pelas atrocidades da Inquisição, nossos protagonistas e suas armas da razão, do humor, do amor e da experiência, geram as evidências naturais que se contrapõem ao sobrenatural.

E para nos guiar neste fascinante percurso e viagem pelo tempo, convidamos um casal que traz em si a essência da complementaridade, já tendo abrilhantado nosso Cinema e Psicanálise de Franca em outra sessão: a médica psicanalista da SBPRP e SBPSP, Mércia Maranhão Fagundes, e seu esposo Dante Velloni, artista plástico, mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP e professor de história da arte.

Aproveitando a dica dada por Mércia, esta será uma oportunidade de ampliarmos nossa cultura e apreensão do humano, através do aprendizado que esse filme maravilhoso proporciona, à luz de reflexões sobre a Idade média, o Renascimento e o alvorecer da ciência.

Assim, quem sabe, ao invés de obscuras polarizações, sempre atuais, ao tatearmos os mistérios da vida, tenhamos mais habilidade para as percepções e transformações que ampliam e nos humanizam. Aguardamos vocês para esta incrível jornada.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.