Aproxima-se agosto!

Aproxima-se o mês de agosto que é conhecido mundialmente como um período de “azar”, de “desgosto”, do “cachorro-louco” etc.

27/07/2019 | Tempo de leitura: 2 min

Aproxima-se o mês de agosto que é conhecido mundialmente como um período de “azar”, de “desgosto”, do “cachorro-louco” etc. Os Romanos nomearam o oitavo mês em homenagem ao Imperador Augustus. A má reputação e a superstição do mês teria começado em 24 de agosto de 1572, quando Catarina de Médici ordenou o massacre de São Bartolomeu, a batalha entre protestantes e católicos, matou milhares de pessoas. A partir daí, ano após ano, em razão de uma série de infortúnios que ocorreram transformou-o em período de “desgosto”.

Coincidência ou não, o fato é que no mês de agosto já aconteceram fatalidades e infelicidades mundiais, nacionais e locais que o fizeram tão mal afamado. Apenas a título ilustrativo, podemos citar alguns acontecimentos, tais como: - No dia 14 de agosto de 1831, os poloneses foram vencidos pelos russos na revolta de Varsóvia, ceifando a vida de milhares que sonhavam com a liberdade; - Em agosto de 1844 a França invadiu o Marrocos; Em 11 de agosto de 1863 a França dominou o Cambodia; - Em 6 de agosto de 1890, em Nova York foi executado o primeiro homem utilizando-se da cadeira elétrica; - Em 24 de agosto de 1910, o Japão invadiu a Coréia; - A primeira Guerra Mundial, começou em 1º de agosto de 1914; - Em 27/08/1923 a Itália se apoderou da Ilha de Corfu; - Em 08/08/1937 a cidade de Pequim é invadida pelos japoneses; - Em agosto de 1939 articula-se o início da Segunda Guerra Mundial; - As bombas atômicas foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki em 6 e 9 de agosto de 1945; - Getúlio Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954; - A construção do Muro de Berlim teve início em 13 de agosto de 1961; - Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961, trazendo um período nefasto para o país; - O Paquistão e a Índia começaram a lutar no dia 25 de agosto de 1965; - o Exército Vermelho invadiu a Tchecoslováquia em 21/08/1968; - Na Irlanda do Norte em 12/08/1968, protestantes e católicos começaram a se matar em nome de Deus; - No dia 08/08/1974 Richard Nixon renunciou a presidência dos EUA; - Em 22/08/1976, faleceu o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, vítima de desastre automobilístico; dentre tantos outros acontecimentos.

Superstições à parte esperamos que os desgostos políticos do mês de agosto nos sirvam apenas de advertência e não venham a fazer parte do rol de fatos e acontecimentos negativos que marcam o mês, pois a população já não suporta mais tantas dificuldades.

A propósito liberar R$ 500,00 do FGTS vai movimentar a economia? De nada adianta criar expectativas e depois ceder a pressões de “lobistas” que querem continuar a utilizar-se do dinheiro do trabalhador, pois queiram ou não o dinheiro depositado no FGTS é do trabalhador e não do Estado ou de empreiteiros. Enfim é o agosto quase começando!


Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.