A Polícia Militar Ambiental de Franca recebeu nesta quinta-feira, 25, a denúncia de uma matança de pombos na Praça das Bandeiras. Muitas aves foram encontradas mortas em um determinado local da praça, entre as espécies, havia pomba-doméstica, pomba-asa-branca, pomba-amargosa, rolinha caldo de feijão e canário da terra.
O morador do bairro, Martin do Vale, emocionado com a cena, disse que cuida das aves diariamente. “Todos os dias pela manhã eu estou aqui para dar milho moído e banana para elas. Quando cheguei e vi essa situação, comecei a chorar”.
Segundo o cabo Goulart da Polícia Militar Ambiental, tudo indica que seja envenenamento. “Tudo indica que seja envenenamento, pois é mais de uma espécie e estão todos mortos muito próximos, não dá pra ter ideia se algum bicho voou e morreu em outro lugar, mas não tivemos mais informação de mais aves mortas em outros lugares”, afirma.
No local, a polícia fez um termo de vistoria ambiental e recolheu todas as aves mortas para a destinação correta delas, principalmente por conta de saúde pública. “E a partir daí, a delegacia irá apurar e ver se consegue chegar ao autor por meio de imagens de câmeras ou até mesmo de denúncias”, disse Goulart.
Matar pombos é crime, e o autor, se identificado, deverá responder civil e criminal.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.