
As freiras do Carmelo de Santa Teresa, de Franca, que vivem enclausuradas e têm sua vida dedicada à oração, iniciaram recentemente a produção de velas.
O objetivo das religiosas é arrecadar dinheiro com a venda das velas para cobrir despesas e, também, conseguir manter as necessidades do local. Entre as necessidades mais prementes, estão a compra de remédios e pequenos reparos. A produção ocorre no próprio espaço, com equipamentos doados.
A ideia da produção veio da freira Teresa de Jesus, de 46 anos, que iniciou sua vida no carmelo há cerca de 23. Além de irmã Teresa, outras 14 freiras vivem no Carmelo de Santa Teresa e desenvolvem outras atividades, como bordados e costuras de roupas.
“Consigo produzir 80 velas por dia, já que a fábrica não é nosso único trabalho. Temos também nossa vida de oração e temos que conciliar as duas coisas, de forma que a produção não atrapalhe nossas orações”, disse irmã Teresa.
“A venda das velas ajudará na manutenção da casa, como na compra de remédios. Temos duas irmãs idosas, uma delas acamada, e por isso nossa farmácia fica em um valor bem alto. Às vezes ganhamos alguns remédios, mas nem tudo nós conseguimos”, disse a irmã Teresa.
“Agora iniciamos a produção, mas ainda não temos nada muito grande, então aos poucos pretendemos ir aumentando. A gente espera a vontade de Deus, conforme ele for nos proporcionando, nós vamos fazendo”, disse a religiosa.
Como comprar
As velas podem ser encomendadas entrando em contato com o Carmelo pelo número 98117-9670 ou pela página “Carmelo Velas Franca”, no Facebook. A retirada é feita no próprio Carmelo, localizado na rodovia que liga Franca a Restinga.
Telhado precisa de reparos
Além da produção das velas, as freiras do Carmelo também estão organizando um almoço beneficente. O resultado em dinheiro do que for arrecadado com a ação, tem destino certo. O objetivo das religiosas é angariar fundos para o reparo do: consertar o telhado no Carmelo.
“No ano passado foi um sucesso e todos que foram gostaram muito. Então, estamos fazendo esse ano, pois necessitamos de 40 mil reais para troca do telhado da casa”, disse irmã Teresa.
Para participar do evento, é necessário adquirir o ingresso através da portaria do Carmelo ou até mesmo nas igrejas espalhadas pela cidade. O valor é de R$ 30 e crianças até 8 anos não pagam.
É preciso checar, antes, a disponibilidade de ingressos, uma vez que o almoço já será realizado hoje, domingo. O evento começa às 11h30, no salão da paróquia Menino Jesus de Praga, em Franca.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.