Quantos tucanos há em Franca, quem são eles, onde vivem, o que fazem? Para responder a estas perguntas, o diretório municipal do PSDB vai realizar o recadastramento de seus filiados.
O censo terá início nesta segunda-feira, 4, e se estenderá pelos próximos 90 dias. A intenção do partido é atualizar os dados e saber o número exato de filiados em Franca.
O diretório municipal estima que o PSDB tenha em torno de 2,2 mil membros. Boa parte está inativa. Outros, nem sabem que são integrantes do partido. Reflexo das prévias de 2016, quando houve filiações por atacado apenas para a disputa das eleições internas.
O cadastramento não significará abertura de janela. Vereadores descontentes com o partido não poderão mudar de legenda neste período, apenas no prazo previsto pela Justiça Eleitoral. A atualização dos dados de filiados é o primeiro passo do diretório no sentido de organizar o PSDB para as eleições municipais de 2020. O partido, hoje oposição, pretende retomar o comando da Prefeitura e fazer a maior bancada da Câmara. O PSDB terá candidatura própria a prefeito. O nome de consenso no momento é Adermis Marini. Mas, Sidnei Rocha tem se envaidecido com os pedidos que ouve para voltar.
Causa e efeito: Coordenadora Pedagógica Fabiana Granado Garcia Sampaio, que foi secretária municipal de Educação durante o governo de Alexandre Ferreira, pediu licença de suas funções na Prefeitura, sem o pagamento de salários, pelo período de dois anos, ou seja, até o final da administração Gilson de Souza. A portaria autorizando o afastamento foi publicada um dia após o prefeito nomear os novos diretores das escolas da rede municipal de ensino.
Será que ele vaz?: Campeão de audiência no rádio AM na hora do almoço e dono de 50 mil seguidores nas redes sociais, o radialista Leandro Vaz é disputado por partidos políticos que se preparam para as eleições municipais de 2020. Na festa de aniversário da colunista Patrícia, ele foi convidado para se filiar ao PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro e que tem como líder em Franca major Brandão. Na mesma festa, Vaz teve longa conversa com Sidnei Rocha.
Feliz ano novo: Depois de longas férias, a Câmara dará fim ao recesso iniciado em dezembro e vai realizar a primeira sessão do ano na terça-feira, dia 5. O prefeito Gilson de Souza pode esperar vida dura no plenário.
Homenagem merecida: O governador Joao Doria (PSDB) sancionou, quarta-feira, a lei que denomina Wiliam Wanderley Jorge o trevo da rodovia Cândido Portinari em Cristais Paulista. Apresentada por Roberto Engler (PSB), a proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2018. Pai do promotor Murilo, o homenageado foi professor da Faculdade de Direito de Franca e Procurador de Justiça do Estado. Wiliam morreu em 2014.
Carneiro, chope, descartáveis e abraços: Os integrantes do grupo no WhatsApp Franca Cidadã se reuniram no clube da Associação dos Servidores Públicos do município para um churrasco de confraternização. A empresária Flávia Lancha doou um carneiro que fez sucesso entre os presentes. O vereador Adermis Marini foi convencido a tirar o escorpião do bolso e contribuiu com 20 litros de chope. Marco Garcia levou os descartáveis. A Acif também ajudou a bancar o chopinho. O ex-prefeito Alexandre Ferreira contribuiu com um abraço...
Crime na rede: Engana-se quem pensa que pode se esconder atrás de perfis falsos nas redes sociais e fazer ataques sem ser descoberto. A DIG de Franca tem um núcleo especializado em investigar crimes cibernéticos. Foi essa equipe que identificou o homem que postava mensagens ofensivas ao prefeito de Restinga, Amarildo Nascimento (MDB). O autor foi denunciado à Justiça e responderá por calúnia e difamação.
Obra marcante: Os invejosos vão dizer que é bobagem, mas achei interessante realizar solenidade para a inauguração do semáforo na Major Nicácio. Só senti falta da Banda Municipal, do Diego Figueiredo e do show pirotécnico...
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.