Guaxinins


| Tempo de leitura: 1 min
Os guaxinins têm pernas curtas, focinho pontudo e pequenas orelhas que ficam sempre eretas; seus pequenos pés lembram mãos humanas
Os guaxinins têm pernas curtas, focinho pontudo e pequenas orelhas que ficam sempre eretas; seus pequenos pés lembram mãos humanas

Os guaxinins são mamíferos de hábitos noturnos que vivem na América. Eles são animais onívoros. Isso significa que comem tanto plantas como outros animais. Guaxinins podem ser encontrados nas cidades e nas zonas rurais.

Existem sete espécies, ou tipos, de guaxinim. O mais comum é o norte-americano, que vive principalmente no Canadá e nos Estados Unidos, mas também pode ser encontrado na América do Sul. Ele prefere áreas arborizadas próximas a cursos de água, mas pode viver em outros ambientes.

Os guaxinins norte-americanos medem de 75 a 90 centímetros, do nariz à ponta da cauda, e pesam cerca de 10 quilos. Um macho grande pode chegar a 20 quilos.

A pelagem dos guaxinins costuma ser preta e cinza. Em volta dos olhos, eles têm uma faixa de pelos pretos que parece uma máscara. A cauda é bastante peluda, com faixas ou anéis escuros, e o corpo é coberto por uma pelagem densa cuja cor varia entre o cinza-chumbo e o preto. Esses animais se alimentam de pitus, caranguejos, sapos, peixes, roedores, frutas e plantas (inclusive de hortas e plantações). Nas cidades, tendem a comer lixo ou qualquer coisa que encontrem.

Os guaxinins vivem em ocos de árvores ou no forro de casas. Em cativeiro, podem viver até vinte anos, mas na natureza a maioria não passa de cinco anos. Muitos são caçados por causa de sua pele ou por atacarem plantações. Outros morrem de doenças, como a raiva.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários