Quando comemos uma fatia de bolo de milho, não costumamos lembrar que a culinária indígena foi grande influenciadora da nossa cozinha.
Ingredientes
1 lata de milho escorrido
1 lata ( a mesma de milho) de leite
1 lata de açúcar
1 lata de flocão de milho
½ lata de óleo
1 colher de sopa de fermento
3 ovos
Preparação
Baseada na pesca, na caça, em raízes como mandioca e grãos como o milho, a culinária indígena foi grande influenciadora da nossa cozinha. Não comemos exatamente o que os índios comiam, mas alguns ingredientes que aparecem na nossa dieta são os mesmos. Vamos lembrar aqui o beiju, massa feita de mandioca que você já pode ter provado na forma de cone de sorvete- é aquela “casquinha”. A tapioca- presente no café da manhã de muitas crianças. E a moqueca, peixe cozido e engrossado com farinha de mandioca. O apreciado bolo de milho é também uma herança indígena. É claro que os índios não tinham os utensílios que hoje nos ajudam tanto, como o liquidificador. Mas eles sabiam moer bem os grãos, temperar a massa e assar na folha de bananeira.
Vamos fazer um bolo de milho fácil e gostoso? Comece conferindo a lista dos ingredientes. Depois, peça a um adulto para aquecer o forno em temperatura média (180ºC). Unte uma forma de buraco no meio, tamanho médio e enfarinhe. Junte no copo do liquidificador: o milho escorrido, o leite, o açúcar, o óleo. Quebre os ovos numa xícara ou tigelinha, um a um, para ver se estão bons; a gema precisa estar bem centrada no meio da clara. Junte os ovos aos outros ingredientes e bata tudo por dois minutos. Coloque o fermento e não bata, apenas mexa bem com colher. Despeje na forma e leve para assar por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.