Servo de orelha furada

Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro.

30/09/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro. Então, seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre
Êx. 21.5-6
 
Entre muitas leis determinadas por Deus para o povo de Israel, encontramos uma que definia muito bem a relação entre Senhor e servo. Êxodo 21, Deus ordenou a Moisés que editasse a seguinte lei: “Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá, mas, ao sétimo ano, sairá forro, de graça. Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá. Se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo. Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro, então, seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre”.
 
Figuradamente, ser um servo de orelha furada se torna especial quando o nosso Senhor é Cristo. Sem sombras de dúvidas, este é um dos melhores privilégios que o homem pode alcançar, tendo em vista que em nossa relação com Cristo, o que recebemos dele é infinitamente superior ao que doamos a Ele. Além disso, mesmo sendo servo, o apóstolo João registra as palavras de Jesus: “Já não chamarei servos, mais amigos, porque o servo não sabe o que  faz o seu Senhor e eu vos tenho feito conhecer tudo.” 
 
Portanto, caro leitor, se tivermos a visão perfeita do que significa seguir a Cristo, sempre estaremos procurando seguir os seus passos. Quem enxerga espiritualmente a beleza de Cristo segue apenas em sua direção, e nada o desvia da sua santidade. Ao contrário disto, quando coisas que não estão associadas a Cristo, atrai nossos olhos, nos tornamos cegos, apáticos, e por fim, servos que não servem.  Sejamos, pois, servos de orelha furada e estaremos debaixo da maior e melhor autoridade. Jesus mesmo disse: “Venham a Mim, porque o meu fardo é leve e o meu jugo é suave”.
 
Deus vos abençoe.
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.