Animal político

‘O verdadeiro milagre é o homem”, diz um dos mais antigos textos teológicos, atribuído a Hermes Trismegisto.

18/09/2018 | Tempo de leitura: 2 min

‘O verdadeiro milagre é o homem”, diz um dos mais antigos textos teológicos, atribuído a Hermes Trismegisto. E o homem na definição de Aristóteles é um animal político, pois retire-se do homem a política e ele voltará à condição primitiva, ou seja, sem capacidade criadora, exposto a todos os perigos, igualando-se a outros animais que vivem em bandos, apenas disputando os recursos elementares para sobrevivência e com o passar do tempo o homem perderia o sentimento de solidariedade da espécie.
 
Temos ouvido muitos cidadãos dizerem que não gostam e não querem saber de política. Respeitamos a opinião, porém o que esses cidadãos não sabem é que a vida deles, inseridos que estão em uma sociedade, depende da política. Dessa forma, ao invés de dizerem que não se interessam pela política, deveriam por questão de responsabilidade e cidadania, buscarem informações sobre candidatos, o que prometem, o que fizeram quando estavam no poder, suas condições morais, éticas e de honestidade, para que assim possamos continuar nesse ciclo de vida em sociedade dentro dos parâmetros mínimos de exercício de poder e ao mesmo tempo limitando e expurgando aqueles que não exercem esse poder de acordo com as regras impostas pela sociedade, ou seja, buscando o bem comum. E que os cidadãos eleitores não se iludam com promessas impossíveis de serem cumpridas, como se todos os problemas serão por eles resolvidos de maneira fácil e simples. Basta analisar que se fosse tão fácil e simples assim, por que até agora os problemas da vida em sociedade não foram solucionados? Visto que a maioria dos candidatos está no Poder já de longa data e podemos dizer são políticos profissionais.
 
Enfim, cidadãos, há um descrédito sim com a política que está sendo praticada, mas não é por isso que vamos “jogar a toalha” e desistir. Temos que lutar para que paulatinamente ocorra uma evolução na forma de se viver e tratar os problemas decorrentes da vida em sociedade e o que podemos fazer é administrar os conflitos através da política realizando o possível dentro do necessário. Não podemos desistir jamais!
 
Candidatos de Franca: A rádio Difusora de Franca têm realizado entrevistas com os candidatos a deputado de nossa cidade. Excelente serviço de esclarecimento à população. Com todo nosso respeito, alguns candidatos quando questionados se mostram totalmente despreparados para o exercício do mandato. Em síntese muitos são sabedores que não tem condições de serem eleitos, porém prestam um desserviço aos eleitores francanos, pois apenas estão angariando votos para que seu partido na somatória de votos e através do quociente eleitoral eleja alguns candidatos que nem conhece nossa região.
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.