Consciência pesada

16/09/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Quando fazemos algo de errado, imediatamente a nossa consciência entra em ação, mostrando-nos que erramos. O Velho testamento conta à história dos filhos de Jacó, que por inveja venderam o irmão mais novo para o Egito.                   O nome dele era José. Os anos passaram, depois de muito sofrer no Egito, pela providência divina, José tornou-se governador do Egito, e uma grande fome abateu sobre o mundo de então. 
 
Desta forma, os irmãos de José precisaram descer ao Egito, para comprar comida, do contrário, todos morreriam de fome. Ao chegar ao Egito, eles não reconheceram o irmão. José, porém, os reconheceu.  Antes de se revelar a eles e perdoá-los, José os submete a algumas provas, para ver se estavam arrependidos do que fizeram. 
 
Vejam o que a Bíblia registra acerca disto. “Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos à angústia de sua alma, quando nos rogava. Nós, porém, não ouvimos, por isso, vem sobre nós esta angústia. E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vos disse eu: Não pequeis contra o moço? Mas não ouvistes; e, vedes aqui, o seu sangue também é requerido”. (Gênesis 42.21-22).  Aqui, na verdade a consciência, entrou em ação mostrando o grande erro que haviam cometido no passado.
 
Sendo assim, a semelhança dos irmãos de José, existem muitas pessoas nos dias de hoje, sendo castigadas pelo peso da consciência. Erros foram cometidos no passado, e a consciência não os deixa em paz.  Um grande teólogo, certa feita afirmou: “a tortura de uma consciência pesada é o inferno de uma alma viva”. 
 
Por isto, caro leitor, uma consciência pesada é um mar turbulento, que só pode ser acalmada pela presença de Cristo. É o verme que corrói os ossos, cuja remoção requer nada mais nada menos que o Sangue do filho de Deus. Sim, Jesus tem o poder de nos livrar de tais problemas.  No caso em voga, Deus entrou em ação, e mudou o coração de José e o mesmo liberou perdão para seus irmãos. Com isto, podemos afirmar que o perdão é o único remédio que pode acalmar a consciência pesada. Pense nisto.
 
Deus vos abençoe.
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.