
O ônibus é um avião. O modelo é equipado com moderna tecnologia para evitar acidentes e pode assumir o controle em caso de pane humana. O sistema anticolisão e antitombamento faz do veículo o mais seguro do mundo. Câmeras e radares auxiliam o motorista e evitam a colisão com o carro que segue à frente ou a invasão da pista contrária. Poltronas leito e kit de entretenimento semelhante aos existentes em aeronaves garantem o conforto.
Foi o primeiro veículo equipado com ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sistema de auxílio ao motorista, vendido pela Scania no País. A Nena Viagens, de Franca, foi a compradora pioneira. A empresa investiu em torno de R$ 1 milhão.
O imponente ônibus de dois andares foi apresentado terça-feira, dia 11, na Casa Scania Escandinavia, em Ribeirão Preto. Aperte o cinto e prepare-se para viajar.
O sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque. Ele é dividido em três dispositivos independentes. O AEB (frenagem de emergência avançada) mede a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada, diminuindo o risco de colisões frontais. “Esta função funciona em três etapas quando detecta o obstáculo à frente: no primeiro, dá um aviso sonoro e vibra a poltrona. Se em 0,3 segundo o motorista não tomar providência, é iniciada a frenagem parcial. Se ainda assim o veículo perceber que não houve nenhum reação, o freio de serviço é acionado e iniciada a frenagem de 100%”, disse Cléber Biasi, gerente de negócios da Escandinavia.
O segundo componente de segurança é o LDW (aviso de saída de faixa) que faz a leituras da pista e avisa o motorista quando o ônibus “come a faixa” e invade o espaço ao lado. “Quando ocorre a invasão, o sistema faz vibrar a poltrona do motorista e liga o sinal sonoro para alertar que ele está fora de sua faixa e que tem que fazer a correção”. O terceiro item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro. “O veículo também vem equipado com sistema que equilibra a suspensão em caso de manobra de emergência impedindo o tombamento”, finalizou o gerente.
Telas são individuais, iguais às dos assentos de aviões
Para o conforto dos passageiros, o ônibus é configurado com poltronas leito-total baseadas em trens de luxo da Europa, tomadas USB individuais, wi-fi,sistema de entretenimento com telas individuais com tecnologia touch screen, sistema de áudio para fone de ouvido, cortinas de separação entre as poltronas, geladeira, ar climatizado digital, calefação e frigobar. Também há espaços para mesas de jogos que são instaladas em ocasiões especiais. “Meu coração está pulsando na mesma proporção que um motor Scania de 400 cavalos. A emoção é muito forte de sermos os pioneiros no País. O sonho não tem limites, mas poder oferecer um ônibus deste porte para Franca é resultado do trabalho de toda uma vida. A conquista não é nossa, é da Franca”, disse o empresário Ademir Sebastião Pedro de Souza, proprietário da Nena Viagens.
O ônibus começará a operar no final deste mês. Em princípio, fará três viagens semanais para São Paulo e também será usado nos finais de semana para viagens de turismo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.