Vinte candidatos devem disputar as eleições para deputado por Franca. A maioria vai se frustrar. Eu ficarei imensamente feliz em voltar neste espaço após votação, dizer que errei e que vários representantes da cidade foram eleitos. Mesmo tendo muitos amigos na disputa, a racionalidade me obriga a dizer que as previsões não são nada animadoras e que apenas quatro concorrentes podem alimentar alguma esperança.
Hoje, eu apostaria todas as minhas fichas em Roberto Engler (PSB). Mesmo com o desgaste natural de quem está no sétimo mandato e com o fato de ter deixado o PSDB depois de 30 anos, deverá ser reeleito sem dificuldades.
Também acredito que a delegada Graciela Ambrósio (PR) poderá se eleger. É sempre bem votada e a linha de corte do partido dela não deverá ser alta. Lamento, mas avalio que as chances dos demais candidatos a deputado estadual se elegerem são mínimas, para não dizer impossíveis.
Gosto do vereador Kaká (PSDB), imagino que ele terá boa votação, porém, insuficiente para ganhar. A linha de corte do PSDB é muito alta. Nas eleições passadas, João Caramez obteve 75 mil votos e ficou fora. Celso Giglio foi o último da coligação a entrar com 76.272 votos.
Para federal, o cenário é ainda mais difícil. É possível que Franca fique sem representante em Brasília. Vejo apenas dois candidatos com possibilidades: Ubiali, que teve a estrutura do governo estadual à disposição por quatro anos e que não sofrerá com a falta de recursos. Gilson de Souza Júnior (PRB) pode sonhar, mas terá que rezar para Celso Russomanno e os pastores da Universal repetirem as votações obtidas há quatro anos. Gilsinho também terá que fazer a parte dele e conseguir de 30 a 40 mil votos.
Adérmis sabe que a missão dele é quase impossível. Em 2014, o último tucano a ser eleito foi Floriano Pesaro, com 114 mil votos. Mendes Thame, com 106,6 mil votos, ficou fora. Franca tem 238 mil eleitores.
NOME PARA FICAR DE OLHO: Os candidatos a deputado estadual acabam de ganhar nova concorrente. Cristiany de Castro (PR), presidente da Federação das Apaes, que está presente em mais de 300 cidades, também vai disputar as eleições. Ela sairá por São José da Bela Vista, mas tem forte penetração em Franca. É do mesmo partido de Graciela.
ATRÁS DAS GRADES: A vereadora Cristina Vitorino (PRB) foi parar na penitenciária de Franca terça-feira. Representou a Câmara na Jornada de Emprego e Cidadania.
rubens barrichello: Nirley de Souza (PP) ainda não sabe se manterá a candidatura para deputado. Até o dia 7 de outubro ele decide...
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.