Os partidos políticos poderão começar a realizar as convenções para escolher seus candidatos a partir de amanhã. O período para a confirmação dos nomes estará aberto até 5 de agosto. A campanha começará no dia 16.
Confesso que não sei, e duvido que alguém saiba, quantos e quem serão os candidatos por Franca. Mas sei que tem muita gente brincando de disputar as eleições, achando que é simples receber 100 mil votos. Já escrevi neste espaço, e nunca é demais repetir, que uma campanha razoável em Franca e região, para dar o mínimo de visibilidade, custará em torno de R$ 500 mil. Empresas estão proibidas de fazer doações. Fico pensando onde nossos pretensos representantes vão arrumar dinheiro. Ainda dá tempo de desistir e não passar vergonha no dia 7 de outubro.
Fui a São Paulo no começo da semana para acompanhar a abertura da Francal. De repente, meu celular tocou. Número desconhecido. Do outro lado da linha, alguém dizendo que pretende ser deputado federal. Me deu dura e cobrou explicações por eu não ter citado o nome dele em reportagem que eu havia publicado no domingo sobre os pré-candidatos. Prazer, desculpa, mas eu não sabia. Também acho pouco provável que os eleitores vão ficar sabendo numa campanha curta, de apenas 45 dias.
Vou trabalhar na cobertura da campanha eleitoral e o espaço no jornal estará aberto para todos, mas não tenho condição de adivinhar quem são os candidatos, até porque, alguns são ilustres desconhecidos. Portanto, quem quiser aparecer e divulgar as convenções e a confirmação dos nomes, é só levantar a mão e entrar em contato: edson@comerciodafranca.com.br ou (16) 3713-8855.
Sarna para coçar: Um partido político de Franca vai requisitar à Nova TV programa que foi exibido no dia 8. A intenção é reunir provas de que o vereador Kaká (PSDB) apareceu na telinha conduzindo o programa da mulher dele. Desde o dia 30 de junho, pré-candidatos não podem apresentar ou comentar programas de rádio ou televisão, sob risco de cancelamento do registro da candidatura.
Dobradinha: Acho o pessoal das redes sociais e grupos de WhatsApp muito maldosos. A campanha eleitoral ainda nem começou e já recebi panfletos com fotos de Adérmis Marini (PSDB) ao lado de Doutor Lindoso e a inscrição “juntos por Franca”. O tal Lindoso é presidente da Câmara Municipal de Osasco e pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB.
Padrão Fifa: Carinhas as bolas compradas pela Prefeitura, hein?
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.