São João Batista

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista. São João Batista é importante para os cristãos

24/06/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista. São João Batista é importante para os cristãos. Santo muito querido e estimado pelo povo brasileiro. Nas regiões do norte e nordeste, existem as festas tradicionais de São João, celebradas com alegria, muita comida e bebida, danças e trajes típicos, à luz da tradicional fogueira de São João. Estas festas ocupam lugar de destaque no calendário popular. A Igreja, já no século VI, reservou o dia 24 de junho para comemorar o nascimento de São João Batista.
 
Primeira Leitura: Isaias 49: O texto de hoje, que forma o segundo cântico do Servo Sofredor, destaca especialmente a missão do Servo. Deus o chamou para realizar seu plano de salvação. A palavra de Deus torna a língua do Servo como “espada afiada”, para que possa “construir e plantar”, e anunciar a libertação. A Palavra, que não volta sem cumprir com sucesso sua missão, ilumina e sustenta a caminhada. O Servo ensina a colocar a vida nas mãos de Deus, a confiar unicamente nele para obter êxito na missão.
Segunda Leitura: Atos dos Apóstolos 13: A leitura dos Atos dos Apóstolos destaca o anúncio que Paulo fez de Jesus Cristo em Antioquia da Psídia, hoje a Turquia. O texto recorda momentos importantes da história da salvação, que culminaram com a vinda de Jesus Cristo. O Salvador do povo, Jesus, é descendente de Davi. Sua chegada, seu ministério foi preparado por João Batista. Ele preparou o caminho de Jesus, “proclamando um batismo de conversão”.          
Evangelho: Lucas 1:  O Evangelho conta o nascimento de João de maneira maravilhosa, pois a sua missão é nobre e veio para anunciar vida nova e melhor para o povo. Por meio da pregação e do batismo, preparou o povo para acolher a mensagem da libertação. Como precursor de Jesus Cristo, preparou os caminhos e conduziu as pessoas ao conhecimento à experiência da misericórdia e da salvação. Com sua atividade, indicou o Cordeiro já presente no meio do povo. O nascimento de João é uma manifestação da bondade e misericórdia de Deus para os oprimidos. Zacarias, repreendido pela nudez e símbolo da situação do seu povo, recupera a palavra, mostrando o que os fatos se realizam segundo a Palavra de Deus. A Palavra do Senhor liberta, abre a boca, solta a língua para que as pessoas possam louvar e profetizar. Celebrar o nascimento de João é experimentar, como Izabel, Zacarias e os vizinhos, a manifestação da bondade de Deus, que transforma e fecunda a vida.
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.