Faculdade municipal

Em razão da divulgação de que o governo municipal de Franca pretende implantar cursos universitários gratuitos através da criação de Faculdade municipal,

12/06/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Em razão da divulgação de que o governo municipal de Franca pretende implantar cursos universitários gratuitos através da criação de Faculdade municipal, muitos nos provocaram a opinar sobre a questão.

Com todo nosso respeito, Senhor prefeito nós já temos duas autarquias para cursos superiores, integrantes da administração indireta do nosso município. Dessa forma, o Senhor que é o detentor do Poder Público municipal, para implantar cursos superiores gratuitos, não precisa criar nova Faculdade Municipal, mas tão somente reunir-se com os diretores das autarquias e planejar uma forma de atender os cidadãos que não podem pagar pelos cursos superiores e ao mesmo tempo encontrar uma forma financeira que também não onere as autarquias que sobrevivem independentemente do dinheiro público municipal. Isso seria muito importante, pois aproximaria a administração direta — Executivo municipal — de sua administração indireta — autarquias FDF e Uni-Facef que, nos desculpem a franqueza, andam totalmente afastadas, estando próximas somente de quatro em quatro anos quando da nomeação de seus diretores pelo prefeito municipal.

Também seria muito importante, senhor prefeito, que juntamente com os diretores e as congregações se chegassem a uma forma de vestibular para tais cursos, que pudesse efetivamente atender aos mais necessitados, pois como é hoje o sistema de seleção, seriam aprovados em tais vestibulares alunos oriundos de escolas e cursinhos privados, pois são muito mais preparados que os oriundos da rede pública de ensino. Assim o projeto perderia o sentido e o objetivo a que se propõe.

Para nós que tivemos o privilégio de sermos aluno das duas instituições, de sermos o único a efetuar auditoria e ser professor da FDF, seria motivo de orgulho ver as autarquias realizando tal trabalho social. Inclusive propomos para tais cursos gratuitos a seleção de professores voluntários, com qualificação, mas sem remuneração, para o qual nos inscreveríamos com prazer para tal seleção.

Enfim, a resposta ao questionamento efetuado é simples, se o senhor prefeito quer mesmo conceder cursos gratuitos aos cidadãos, a melhor maneira é utilizar-se de suas autarquias, inclusive com cursos vespertinos, pois já possuem toda a estrutura organizacional para dar um rápido andamento ao projeto e em contrapartida o dinheiro que o município iria gastar com os cursos seria repassado a Uni Facef e FDF, que além de tudo já possuem respeito, tradição e nome no mercado do ensino universitário. São entidades que orgulham o nosso município!

Dia dos Namorados:Atualmente o mundo precisa de muito amor e somente o amor e a fraternidade nos mostrarão os caminhos a seguir, queremos aproveitar a data e mandar um beijo para minha eterna namorada Rosamelia, te amo!

Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.