Somos Humildes?

... e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes

18/03/2018 | Tempo de leitura: 2 min

... e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes
I Pedro 5.5
 
Para que tenhamos um bom relacionamento com Deus, e ao mesmo tempo com nossos semelhantes, a humildade é uma das virtudes que não pode faltar. Isto porque, como destacamos acima, Deus não se relaciona com pessoas arrogantes ou soberbas, porém, tem um cuidado especial para com os humildes.  Neste particular, quando o assunto é humildade, é preciso dizer que de certo modo, a humildade é uma virtude enganosa. Ás vezes pensamos que a possuímos e na verdade não a possuímos, ou achamos que não temos e ela está presente em nossas vidas. Neste sentido avaliar a nós mesmos de forma honesta, é um dos caminhos a percorrer. Nesta avaliação precisamos ter consciência  que humildade não é o mesmo que baixa-estima . Ser humilde não significa acharmos que não temos nada a oferecer. Pelo contrário, significa que sabemos exatamente o que temos a oferecer, e nada mais.  O apóstolo Paulo nos ensinou o seguinte: “Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. (Rm. 12.3).
 
Outro aspecto a ser considerado é não levar o sucesso tão a sério. Há muitas pessoas, que acabam perdendo a humildade justamente por não saber, administrar o sucesso. A Bíblia nos ensina que devemos ter muito  cuidado quando nos tornamos bem sucedidos. Jamais podemos esquecer nossas origens e afastar de pessoas que sempre fizeram parte de nossa história, só porque nos tornamos prósperos.  Certo pensador disse: “Considere o seu sucesso e conte o seu dinheiro no cemitério, e lembre-se que nenhum dos dois será enterrado com você”. O sábio Salomão também disse: “Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e do seu trabalho nada poderá levar consigo”. Portanto caro leitor, jamais podemos nos esquecer que a humildade vai adiante da honra, e que  a soberba precede a ruína. Ao concluirmos esta mensagem, esperamos que Deus nos ajude a refletir melhor acerca da humildade. Eis a pergunta final. Somos humildes?.
Deus nos ajude.
 
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.