O camelo vive em regiões da Ásia, no deserto da Arábia e no Norte da África. É bastante inteligente e foi domesticado há milhares de anos para transportar cargas e pessoas através do deserto. Durante o inverno sua pelagem chega ao chão e é aproveitada pelos criadores que fazem roupas com esta lã.
O camelo chega a medir dois metros de altura e pode pesar 900 kg. É portanto um animal de grande porte. A espécie mais conhecida tem duas corcovas. Uma característica importante e curiosa do camelo é que ele pode ficar de duas a três semanas sem água e uma ou duas sem comida.
Outra coisa interessante é sua pelagem, que tanto o protege do sol, como da areia do deserto. Desse modo, a temperatura corporal do camelo se mantém baixa, o que o ajuda a não suar e assim não perder água.
Um camelo chega a tomar 200 litros de água de uma só vez. E a comer dezenas de quilos de alimentos em pouco tempo. É por isso que pode ficar longos períodos sem alimentação de qualquer espécie. O líquido e a gordura ingeridos ficam armazenados nas corcovas. Até há pouco tempo pensava-se que as corcovas guardavam só água. Mas descobriu-se que elas armazenam também gordura.
Entre três e cinco anos a fêmea já pode se cruzar com o macho. A gestação dura cerca de treze meses. Nasce geralmente uma cria por vez. O filhote tem pelagem macia, porém ainda não apresenta corcova. Por isso não pode ficar muito tempo sem se alimentar, senão ele morre por desnutrição. O filhote se levanta cerca de duas horas após o nascimento para poder mamar em sua mãe.
Um camelo vive em média 50 anos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.