Descrédito geral!

Como está chata a vida em sociedade! Os noticiários apenas nos trazem notícias negativas. O sentimento comum que se propaga

12/09/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Como está chata a vida em sociedade! Os noticiários apenas nos trazem notícias negativas. O sentimento comum que se propaga é a de não querer saber mais nada, pois a maioria dos cidadãos afirma que daqui a poucos dias estaremos na centésima fase da Operação Lava Jato e nenhuma punição definitiva (última instância judicial). A consciência coletiva que está a aflorar é muito perigosa, pois o descrédito em nossas instituições aumenta a cada dia, quando deveria ser exatamente o contrário. 
 
A sociedade não suporta mais receber notícias de que a polícia federal, o Ministério Público, o Judiciário de primeira instância etc., cumprem efetivamente o seu papel de investigar, buscar provas e prender, se, porém os Tribunais Superiores numa lentidão que nos enerva, não julgam com a agilidade necessária que a população clama e, em alguns casos, analisam muito mais detalhes processuais do que o caso objeto (mérito) em si, além disso, nos passam a incerteza de que pode haver julgamento político. Sempre passamos a nossos alunos que a Justiça, por vezes, pode ser comparada a um quadro, onde se analisa muito mais a moldura do que a obra de arte em si.
 
Estamos vivendo uma anomia social, ou seja, a desintegração das normas que regem a conduta da sociedade, não havendo mais garantias da ordem social, causada pelos níveis de desemprego (muita procura pouca oferta), pela desesperança trazida por um futuro incerto, pela falta de dignidade visto não terem perspectivas de uma vida melhor, pela ausência do Estado nas questões essenciais da população, como saúde, educação, segurança, moradia, emprego, aposentadoria etc., além da sensação de impunidade seja de um menor infrator, de criminosos que matam sem nenhuma compaixão, chegando a corrupção de autoridades em todos os níveis, seja no Poder Executivo, no Legislativo e no Judiciário. O descrédito é geral. Enfim, sempre dissemos para não perdermos de vista a “luz no fim do túnel”, porém a mesma está a cada dia mais tênue!
 
INTERROGATÓRIO DE LULA: Em razão do depoimento do ex-ministro Palocci, o interrogatório do ex-presidente Lula amanhã (quarta-feira) se reveste de muita expectativa, pois será que o Juiz Sérgio Moro irá admitir em juízo o “teatro” que o ex-presidente protagonizou em outras oportunidades? Ou o Judiciário irá se impor e cobrar conduta digna em juízo como faz rotineiramente? Enfim, vamos aguardar!
 
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.