As lições de Barnabé

Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

02/07/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo
Atos. 9.27
 
Poucos personagens da Bíblia nos inspiram tanto quanto Barnabé. Seu nome significa “Filho da Consolação”. Certamente este nome lhe era bem adequado. Ele é poucas vezes mencionado nas escrituras, porém em cada uma delas encontramos este homem proporcionando encorajamento e apoio ao seu próximo. A impressão que temos é que Barnabé tinha a grande preocupação de fazer com que as pessoas se sentissem bem a seu próprio respeito, e passassem acreditar em si mesmo. Existem registrados na Bíblia, pelos menos três acontecimentos que envolveram a pessoa de Barnabé, que atesta a extraordinária devoção que possuía com relação à obra de Deus. Em Atos. 4.32-37 está registrado o primeiro acontecimento. Neste texto, deparamos com Barnabé vendendo a sua propriedade a fim de investir no reino de Deus. Ele acreditava tanto no que a igreja representava que estava disposto a sacrificar tudo que tinha a fim de apoiar a causa e ao mesmo tempo cumprir a sua missão. 
 
Em Atos. 9.21-27 encontramos Barnabé se esforçando para ajudar a Paulo a ganhar aceitação na comunidade cristã. Por anos Paulo havia sido líder na perseguição da igreja. Era certo que a igreja tivesse uma série de reservas quanto aquele novo convertido, em função do seu passado perseguidor. Com ajuda de Barnabé, nascia espiritualmente falando, o maior missionário da história, é claro depois de Nosso Senhor Jesus. Por tudo isto, precisamos nos perguntar se Paulo teria tornado o grande e autoconfiante líder que foi, se Barnabé não o tivesse ajudado. Caro leitor, mais do que nunca, Deus está precisando de homens com a vocação de Barnabé. Quantas pessoas poderiam tornar-se grandes instrumentos de Deus, se no seu caminho encontrassem com um Barnabé dos tempos modernos. Quem sabe, você que lê esta matéria, passe a investir um pouco mais no seu próximo, e assim estarás contribuindo para que o reino de Deus seja proclamado na terra. 
 
Deus vos abençoe.
 
 
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.