Hospedagens

A Muito popular entre os europeus, o sistema de hospedagem Bed & Breakfast começa a ser usado nas viagens ao exterior,

09/06/2017 | Tempo de leitura: 2 min

A Muito popular entre os europeus, o sistema de hospedagem Bed & Breakfast começa a ser usado nas viagens ao exterior, principalmente Europa, por brasileiros que pretendem economia, mais charme e oportunidade para entrar em contato com cultura, usos e costumes diferentes dos seus. A hospedagem em casas onde vivem famílias oferece muitas vantagens. Por preço inferior e absoluto conforto pode-se optar por suíte, quarto simples ou com banheiro conjugado. A refeição matinal está incluída no preço e justifica o nome do sistema, Bed & Breakfast, ou B&B. Geralmente são os donos da casa, incluindo filhos, que cuidam da limpeza e do registro dos hóspedes, cujos dados são posteriormente enviados aos departamentos de turismo ou equivalente da cidade. Também servem o café da manhã, o que permite informalidade e aproximação com os nativos. 
 
Fáceis de descobrir, essas boas acomodações se espalham por toda a Europa. Internet é das maneiras de achá-los, como também nos postos de turismo que nas cidades européias estão quase sempre perto das estações de trem. Brasileiros ficam ressabiados com o B&B, com razão. Nossa cultura determina desconfiança à primeira vista; qualquer cidadão é suspeito até prova em contrário, ou confirmação. Mas europeus em geral aprenderam a exercitar respeito e dignidade. Quando — e se — acontecem, roubos e abusos são punidos com rigor.
 
Há, entretanto, outros meios para tornar qualquer viagem inesquecível no tocante a hospedagem. O Airbnd é serviço online que permite às pessoas anunciar, descobrir e reservar acomodações em residências, das quais se tornam como que proprietários por tempo combinado. Outra diferente maneira, popularizada pelo filme O Amor não Tira Férias (The Holiday), o Guest to Guest é espécie de intercâmbio de residências entre conterrâneos ou pessoas de diferentes países. Como as necessidades vão se diversificando, apareceram outros sistemas, com uma ou outra peculiaridade, mas igualmente eficientes, que facilitam o turismo. 
 
Para os interessados, o Google divulga, esclarece e detalha cada um deles, além dos dois clássicos citados anteriormente, cada qual com sua peculiaridade. Há o Love Home Swap, o Home for Exchange — muito popular nos Estados Unidos, Canadá, França, Rússia, Japão, Tailândia e outros 150 países. Está disponível o Home Base Holidays, que também oferece residências para serem trocadas, em todos os continentes. 
 
A possibilidade de diversificar e tornar quaisquer férias mais interessantes, diferentes e econômicas abriu-se num colorido e multifacetado leque de opções de hospedagem. A última delas, é ficar em hotéis impessoais e frios, mesmo que tenham uma Via Láctea de estrelas

Lúcia Helena Maníglia Brigagão
Jornalista, escritora, professora
luciahelena@comerciodafranca.com.br.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.