
Muitas grávidas percebem o surgimento de uma mancha dividindo a barriga ainda no início da gestação.
A marca é chamada de linha púrpura ou linha nigra. “Ela tem esse nome por ser negra e linear”, esclarece o ginecologista e obstetra Eder Viana de Souza, professor do curso de medicina na Universidade São Caetano do Sul, em conversa com o site Pais E Filhos.
Ele comenta que a linha começa a aparecer ainda no começo da gestação e ocorre por alterações hormonais. “O hormônio melanocítico, o estrógeno e a progesterona estão relacionados a origem dessa mancha, já que podem alterar a pigmentação da pele em algumas regiões”, declara Souza.
“Eu tive essa marca em todas as minhas gestações, ela começava a aparecer logo no começo e depois ia ficando bem maior”, citou Iana Felix da Costa, mãe Gabriel, Bianca, Clara e Daniel. "Quando a barriga foi voltando ao normal que eu percebi que estava clareando”, destacou ela.
“90% das gestantes costumam ter a linha nigra durante a gravidez, e isso ocorre principalmente em mulheres morenas”, acrescenta Souza. Ele garante que não há motivo para preocupação e que a marca clareia após o parto.
“Evite exposição ao sol e utilize protetores”, orienta Souza. Ele sugere ainda que a mulher procure um dermatologista que pode indicar tratamentos específicos para o clareamento da pele.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.