Reinício

Na foto, Marina está na porta de sua escola. Surpreendo-me. Com o tamanho dela, primeiro. Faz muito pouco, ela nascia.

27/01/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Na foto, Marina está na porta de sua escola. Surpreendo-me. Com o tamanho dela, primeiro. Faz muito pouco, ela nascia. O tempo passa rápido demais, percebo pelas diferenças físicas que apresenta desde a última vez que nos vimos, e faz apenas quinze dias. Segundo, com a chegada do tempo de aulas. Ontem mesmo, ela anunciava férias. Como Marina, milhares de estudantes de todas as idades retomam a rotina das aulas. Com a retomada, a continuação do processo de aprendizagem e educação formal promovido pela escola. Coincidência, bato os olhos em post no FaceBook sobre o importante início, que adapto e compartilho com pais e professores. Não as criei, repito. Recebi a cantilena dos meus pais, que devem tê-las recebido dos seus. Cantei-a para descendentes e, espero, eles as tenham guardadas na memória e as cantem para seus próprios filhos. Mas é sempre bom lembrá-las. 
 
Querem filhos que se relacionem bem com professores, colegas e funcionários de suas escolas? Ensina-os a dizer Bom dia ou Boa tarde, ou Boa noite, toda vez que cruzarem com outras pessoas, independentemente de conhecimento anterior. Que aprendam em casa o sentido, o valor e usar bem as expressões Por favor; Com licença; Desculpe. E que não economizem os Muito obrigado. A escola poderá reforçar, mas é em casa que se aprende o sentido de Honestidade, Pontualidade, Hierarquia, Solidariedade e Respeito — aos amigos e aos mais velhos — e, principalmente aos professores. 
 
A escola intensifica, acentua, oportuniza situações, mas os princípios morais que os alunos exibem, ou mostram, ou demonstram ter, são trazidos de casa. É no lar que se aprende delicadeza no trato com os outros, demonstrada em atitudes como não falar de boca cheia, manter a higiene, dar descarga depois de usar o vaso sanitário, lavar as mãos após usá-lo. E, claro, não jogar lixo no chão. Da escola, das ruas, ou do banheiro. Também devem vir de casa hábitos como organização, cuidado com os pertences e jamais mexer nas coisas dos outros. Vindos de casa já preparados para o convívio, a escola terá tempo para ensinar Matemática, Português, História, Geografia, Inglês, Ciências e Educação Física, seu objetivo precípuo. 
 
Que as muitas Marinas, de todas as idades e dos mais diversos cursos, comecem o ano letivo com alto pique e animação e, com tais pré-requisitos atendidos, além de preparadas emocionalmente em casa, na escola recebam instrumentos que apenas a Educação fornece para que possam transformar o mundo.
 
Lúcia Helena Maníglia Brigagão
Jornalista, escritora, professora
luciahelena@comerciodafranca.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.