A semana passada começou gelada em Franca e região. O frio foi tão intenso que geou na cidade e na zona rural. Na madrugada de domingo para segunda-feira, moradores da rua Alcides Gomes Neto, no Jardim Paulistano, registraram em fotos o gelo que se formou em cima de carros, casas e também nas plantas. Mas o que na cidade teve ar de diversão, no campo foi motivo de preocupação. Em Pedregulho, Cristais Paulista, Jeriquara e nas mineiras Claraval e Ibiraci, plantações também amanheceram cobertas por gelo.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por volta das 6 horas da manhã de segunda-feira, os termômetros marcavam 7,5ºC em Franca, mas a sensação térmica chegou a menos de 4ºC em alguns pontos da cidade, o que provocou a formação de gelo.
A geada acabou causando prejuízos para o engenheiro agrônomo João Artires Moraes Ornelas. Com plantações de café em Jeriquara. Na segunda-feira, ele ainda não havia conseguido contabilizar o que perdeu em com o gelo. “As folhas acordaram cobertas de gelo, mas demora uns três dias para que realmente consiga contabilizar os danos na plantação.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.